- Publicidade -
CotidianoMoradores de prédio com rachadura em Campinas são liberados a voltar aos apartamentos

Moradores de prédio com rachadura em Campinas são liberados a voltar aos apartamentos

Situação afetou cerca de 20 pessoas de um bloco com 10 apartamentos no Jardim Esmeraldina, em Campinas

- Publicidade -

Os cerca de 20 moradores que foram obrigados a deixar um prédio com rachaduras no sábado (3) no Jardim Esmeraldina, em Campinas, foram autorizados a voltar aos apartamentos no final da manhã desta segunda-feira (5). A medida foi definida pelos técnicos da Prefeitura, que realizaram uma vistoria no local com base em um laudo feito pela construtora (veja abaixo).

Apesar da definição, a volta ainda não começou, já que o condomínio passa por um reparo na rede de água. Segundo a administração do local, os responsáveis vão esperar até o final da tarde para que os trabalhos sejam concluídos e o retorno seja de fato autorizado. A previsão é isso ocorra a partir de 17h.

- Publicidade -

A decisão põe fim às dificuldades enfrentadas por famílias que vivem no Bloco A do empreendimento Colinas de Roma, na Rua Herculano Florence Teixeira. Durante o fim de semana, muitos residentes tiveram dificuldades. A vendedora, Luisa Moretti saiu de casa com o filho bebê e conta que a construtora MRV reservou um hotel e disponibilizou duas águas e café da manhã aos moradores.  

“É bem difícil pra gente que está acostumado a ficar dentro de casa e ter que sair às pressas com o filho pequeno. Só deram direito a duas águas e ao café da manhã. O almoço e a janta eles falaram pra gente pagar, porque depois eles iam reembolsar. Mas é complicado né?”, reclama ela, que mora no bloco há um mês.  

Outro morador afirma que não conseguiu dormir no hotel. “Chegou lá no hotel e não tinha reserva nenhuma. Eu e minha esposa dormimos no chão de um boteco, no papelão. Meu filho dormiu na casa dos outros em Valinhos”, disse.

Defesa Civil interditou bloco de prédio após local apresentar rachaduras (Foto: Defesa Civil)

A INTERDIÇÃO

A situação aconteceu depois que um morador identificou rachaduras em paredes externas de uma das torres, que tem 10 apartamentos. A Defesa Civil foi chamada e as equipes retiraram todos os residentes e isolaram a estrutura. Outro bloco do local também foi vistoriado, mas foi liberado pelos agentes.

Em entrevista à EPTV, o engenheiro Fernando Tognolo, contratado pelo condomínio para fazer a avaliação do problema, explicou que a interdição foi decidida por causa da movimentação no solo. Apesar disso, descartou qualquer tipo de dano à estrutura principal da construção e de risco de desabamento.

- Publicidade -

“As rachaduras estão na parte externa, e não fazem parte integrante da estrutura da edificação, é da alvenaria de fechamento, que esconde a tubulação que passa para atender as unidades autônomas. Ela tem uma fundação rasa e junto com movimentação do solo ela trincou. E essa rachadura não faz parte da estrutura, mas como houve movimentação do solo por precaução a Defesa Civil entendeu melhor interditar até fazer a análise mais aprofundada”, explicou.

POSICIONAMENTOS

A Defesa Civil informou que o prédio foi reaberto aos moradores depois que o caso foi encaminhado para a Seplurp (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) e técnicos vistoriaram a construção com base nos laudos apresentados.

Já a MRV lamentou o ocorrido e ressaltou que nunca houve risco estrutural ao prédio ou à segurança de seus moradores. “Os danos ocasionados por um vazamento de água afetaram somente a parte estética do bloco e serão reparados pela construtora o mais rápido possível”, explica o comunicado.

Por fim, o texto confirma que, com base em um “documento emitido por um especialista em engenharia de solos e estrutura, certificando a segurança, a Defesa Civil e a Prefeitura, já fizeram a liberação do empreendimento”.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -