ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Câmara vota hoje (12) projeto que proíbe pulverização aérea em Araraquara

Segundo Édio Lopes, autor da proposta, agrotóxicos causam sérios prejuízos ao meio ambiente

| ACidadeON/Araraquara

 

Câmara Municipal de Araraquara (Divulgação)

Os vereadores da Câmara Municipal votam na noite desta terça-feira (12) um projeto polêmico de autoria do vereador Édio Lopes (PT). Entre outras coisas o texto prevê a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em Araraquara.

O parlamentar já fez uma série de encontros, palestras de favoráveis e contrários, debates e Audiência Pública para tratar da questão e agora está confiante que a proposta tem chances de ser aprovada em plenário.

A intenção da norma é proibir completamente a prática de pulverização com os chamados aviões agrícolas em todas as culturas. Na cidade, o procedimento é mais realizado em plantações de cana. "A questão é muito abrangente. Os agrotóxicos, dependendo da sua forma de utilização, podem trazer efeitos nocivos e irreparáveis ao meio ambiente e, em especial, à saúde humana", destaca Edio, lembrando que a cada 90 minutos é registrado um caso de intoxicação por defensivos agrícolas no Brasil.

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que coletou amostras de culturas para análise, somente um terço dos alimentos consumidos pelos brasileiros não estão contaminados. A consequência desse uso indiscriminado de veneno é o surgimento de doenças, aumento nos casos de aborto espontâneo, malformação fetal, suicídios, distúrbios psiquiátricos etc. O estudo, no entanto, não trata especificamente da pulverização aérea e sim do uso em geral dos defensivos agrícolas.

Segundo o vereador, o resultado da votação é aguardado com ansiedade pelos coletivos de agroecologia, pelos agricultores familiares que têm sido prejudicados com o comprometimento de suas plantações orgânicas, e pelos apicultores, que têm sofrido com a mortandade de abelhas pela prática da pulverização de agrotóxicos.

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara ocorre nesta terça-feira, dia 12, a partir das 18 horas. A sessão é transmitida pela TV Câmara (canal 17 da NET), pelo Youtube e Facebook da Câmara.

Veja também