Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Prefeita de Rincão é destituída e presidente da Câmara assume interinamente

Therezinha Servidoni estava governando por conta de uma ação cautelar; cidade deve ter nova eleição, mas ainda não há data

| ACidadeON/Araraquara

Therezinha estava em seu terceiro mandato a frente de Rincão

A prefeita de Rincão, Therezinha Ignez Servidoni (PSDB), foi destituída do mandato nesta quarta-feira (13) pela Câmara Municipal. O ato tomado pelo presidente do Legislativo, Edson Brito Bolito (PT), foi baseado em uma decisão do colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por 6 votos a 1, indeferiu uma ação cautelar que a mantinha no cargo.

Therezinha foi a vencedora das eleições em 2016 com 35,19%. Ela foi cassada em outubro pelo TSE acusada de improbidade administrativa, mas conseguiu esse efeito suspensivo e continuou governando. Agora, oficialmente, Rincão está sem prefeito até as 16 horas de sexta-feira (15), quando o atual presidente da Câmara, Edson Bolito, assumirá a função interinamente.  

Ainda não há data, mas os eleitores rinconenses devem ir novamente às urnas para escolher um novo prefeito. "Ainda aguardamos a decisão da Justiça Eleitoral quanto às novas eleições", comentou Bolito.  "Antes de adotar qualquer medida, farei um diagnóstico financeiro e administrativo da situação do município e verificarei quais serão as providências".

A decisão
Therezinha teve a candidatura cassada pelo TSE após ter infringido, na visão do tribunal, a Lei de Responsabilidade Fiscal ainda quando era prefeita, em 2012. Ela teria deixado déficit orçamentário de 5,12% nesse ano em razão de excesso nos gastos com pessoal (servidores), mesmo sendo alertada por cinco vezes sobre o descompasso entre receitas e despesas do município.  

O resultado da ação se deu após duas representações feitas contra Therezinha. Uma delas é do Ministério Público Federal (MPF) e da coligação "Respeito e Responsabilidade por Rincão", que era formada pelos partidos PT, PDT, PP e PRB.  

Ao ACidadeON, Therezinha afirmou que está saindo com a cabeça erguida. "Eu estou me sentido muito feliz porque estou tirando um peso da minha cabeça. A situação está difícil para governar os municípios estão com dificuldades, mas estou deixando R$ 5 milhões em assinatura de convênios e uma dívida menor do que a que eu encontrei na Prefeitura. Tudo o que eu fiz foi visando o bem do meu município", disse.

Veja também