Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Noticias

Cultura seleciona projetos de música para o Dia da Consciência Negra

Dois editais estão abertos e as inscrições seguem até 04 de novembro

| ACidadeON/Araraquara

Cultura seleciona projetos de música para o Dia da Consciência Negra
A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart abriram dois editais a fim de contratar apresentações musicais para a programação do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Um deles é referente à programação do Palco Principal do evento, enquanto o outro se destina à apresentação no palco da Praça do Daae.

As inscrições estão abertas até 04 de novembro, sendo recebidas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, no Palacete das Rosas Secretaria de Cultura. Podem participar: empresas representadas por pessoa jurídica, formalmente constituída, que conste em sua inscrição CNPJ atividade compatível com a proposta: produção musical e/ou apresentações musicais.

Vale lembrar que o proponente deve integrar o grupo musical e/ou ficha técnica da apresentação. Será aceita uma proposta por proponente, sendo vedada a participação de servidores públicos municipais.

Confira os editais completos - Edital 1 /Edital 2

Consciência Negra - O dia 20 de novembro marca o feriado municipal referente ao Dia da Consciência Negra e dos Orixás, de acordo com a lei 6633/2007, sendo esse dia fundamental e simbólico por tratar da memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, sendo executado pelas forças militares coloniais em 20 de novembro de 1695. Ícone da luta antirracista, por direitos de cidadania e por uma sociedade com equidade e respeito às diferenças, inspira e representa um marco para a busca por justiça e reconhecimento em uma sociedade marcada pela desigualdade em todos os níveis.

"Celebrar nesse momento significa festejar a vida e a resistência de povos e culturas africanas e afro-brasileiras que para além de conformar a identidade de uma nação, são legado ancestral de uma história negligenciada", comenta o coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiz Fernando Costa de Andrade.

Palco principal - A intenção é contratar propostas musicais que expressem os diversos estilos que são lidos também como expressão da cultura negra, de descendência africana ou afro-brasileira: Funk, Soul/Black Music, Samba Rock, Samba, Pagode, Reggae, Jazz, Blues, Salsa, RAP estes são alguns dos estilos musicais que em comum tem em sua ontologia a África e as culturas nascidas das inter-relações entre seus descendentes e outros repertórios culturais.

"Estas expressões reforçam e representam um conjunto de ritmos e vozes que, nesta data, se unem sob a chave da Consciência Negra como referência de fortalecimento das identidades e respeito a pluralidade e diversidades interna da cultura negra", observa o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade.

A proposta selecionada irá integrar a programação, sendo a atividade de abertura do show principal, que será realizado em ambiente externo, localizado atrás do Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão). A proposta aprovada receberá o valor bruto de R$1.500,00 por até duas horas de apresentação.

Palco da Praça do Daae Para esta seleção, o projeto deve ser apresentado contemplando no estilo "Samba". A ideia é que a atividade tenha o formato de uma roda de samba, a ser apresentada no período da tarde, de acordo com horário estabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura, precedendo o cortejo para a atividade principal.

A programação deve estar adequada ao ambiente externo da Praça do DAAE - Departamento Autônomo de Água e Esgoto, na Fonte Luminosa. A proposta aprovada receberá o valor bruto de R$1.000,00 por até uma hora e meia de apresentação.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON