Aguarde...

Noticias

Dia das Bruxas: 10 filmes clássicos para maratonar em casa

Confira uma lista de tramas bem aclamadas pelas críticas e indicados para vários prêmios do cinema mundial

| ACidadeON

Decorações com abóboras, fantasmas, bruxarias e gostosuras e travessuras são famosas por todo o mundo no dia 31 de outubro, porém a tradição é um pouco menos forte nos interiores do Brasil, onde não há tal cultura.

Portanto, para aproveitar a data e entrar na brincadeira do Dia das Bruxas, popularmente conhecido como Halloween, o Portal ACidade ON São Carlos classificou clássicos do cinema bem aclamados pelas críticas e indicados para vários prêmios do cinema mundial.

Confira:

Filme O Sexto Sentido
O Sexto Sentido
Considerado um dos melhores filmes de 1999, o filme foi lançado em 22 de outubro no país e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

Sinopse: Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.
 

Filme Psicose

Psicose  
Um dos filmes mais antigos, conhecidos e aclamados até hoje pelo gênero, Psicose foi lançado em 25 de agosto de 1960. Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção e venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. 


Sinopse: Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.
 

Filme O Drácula de Bram Stoker
Drácula de Bram Stoker
Lançado no Brasil em 25 de dezembro de 1992, o filme dirigido por Francis Ford Coppola foi indicado ao Oscar na categoria de melhor direção de arte e venceu nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Efeito Sonoro e Melhor Maquiagem.

Sinopse: No século 15, a Igreja se recusa a enterrar em solo sagrado a grande paixão do líder dos Cárpatos que decide, então, renegar a instituição religiosa. Ele passa a perambular através dos séculos até encontrar a suposta reencarnação de sua amada.
 

Filme Poltergeist, o fenômeno
Poltergeist O Fenômeno
O filme estadunidense de 1982, escrito e produzido por Steven Spielberg, também é um dos clássicos do cinema e que ainda possui duas sequências: Poltergeist II O Outro Lado e Poltergeits III O Capítulo Final. A trama teme indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

Sinopse: A família Bowen se muda para sua nova casa, onde estranhos eventos começam a ocorrer. Maddy, a filha caçula do casal, é sequestrada por espíritos sinistros. Desesperados, eles buscam a ajuda de especialistas para trazer a menina de volta.
 
Filme Halloween, lançado em 2018
Série Halloween
Embora não tenha ganhado nenhum prêmio de peso, Halloween é uma franquia de filmes que chama atenção. Com seu primeiro filme lançado em 1978, John Carpenter ainda ousou em criar outras várias sequências para o filme. Porém, a que mais chama atenção depois do principal é o último remake lançado em 2018, que foi onde muitos críticos disseram que o filme acompanha a evolução do mundo.

Sinopse: Quatro décadas depois de escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode precisa confrontar o assassino mascarado mais uma vez após ele escapar de uma instituição. Mas, agora Laurie está preparada.
 

Filme A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair
O filme lançado em 30 de julho de 1999 foi dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez e conseguir atingir um faturamento de mais de U$ 107 milhões, estando entre os 100 filmes de maior faturamento de todos os tempos. Embora não tenha sido indicado para prêmios, foi bem aclamado por cineastas e se tornou um dos mais clássicos filmes do tema.

Sinopse: Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local conhecida como A Bruxa de Blair. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.
 

Filme O Bebê de Rosemary
O bebê de Rosemary
Dirigido por Roman Polanski e lançado em 21 de maio de 1969, o filme tem um roteiro baseado no romance homônimo de Ira Levin e é considerado um clássico dos filmes de terror da década de 60. No Oscar, foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado e venceu o de Melhor Atriz Coadjuvante. Já No Globo de Ouro, concorreu como Melhor Atriz Drama, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e também ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante.

Sinopse: Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.
 

Filme O Médico e o Monstro
O Médico e o Monstro
Lançado em 12 de agosto de 1941 e dirigido por Victor Fleming, o filme preto e branco foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Drama e Melhor Fotografia Preto e Branco.

Sinopse: O Dr. Jekyll faz experiências com a natureza humana e acredita que o lado bom e ruim de cada personalidade pode ser alterado quimicamente. Ao testar um soro em si mesmo, ele liberta o seu cruel alter ego, o Sr. Hyde, e faz da jovem Ivy a sua vítima.
 

Filme O Exorcista
O Exorcista
O filme, lançado em 11 de novembro de 1974 no Brasil, é um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando cerca de U$ 441 milhões em todo o mundo. Foi um dos mais premiados da categoria, ganhando os Orcars de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e sendo indicado em outras oito categorias. A trama também ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de Melhor Filme Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante, recebendo ainda outras três indicações.

Sinopse: Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
 

Filme Corra!
Corra!
Embora não seja um clássico do cinema e tenha sido lançado em 18 de maio de 2017, o filme dirigido por Jordan Peele chamou muita atenção positivamente de críticos do cinema, sendo indicado ao Oscar nas categorias Melhor Ator e Melhor Filme, além de ganhar como Melhor Roteiro original.

Sinopse: Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Mais do ACidade ON