Aguarde...

Noticias

Reabertura do comércio é um 'alento', diz Sincomércio

Após um mês do processo de flexibilização, comércio ainda 'amarga' prejuízos causados pela pandemia do coronavírus

| ACidadeON/Araraquara

Reabertura do comércio Araraquara é um alento, diz Sincomércio (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
 
Araraquara completa nesta quarta-feira (1º) um mês de reabertura do comércio. As lojas chegaram a ficar mais de 60 dias com as portas fechadas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Desde que reabriu, os comerciantes tentam reaver os prejuízos. "A reabertura é um alento, entretanto, as vendas ainda são muito baixas, não vendemos nem metade do que era esperado (antes da pandemia) para este período", afirma Antônio Deliza Neto, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). 

Segundo ele, os setores mais afetados são os de calçados, confecções e móveis.  

Por causa do tempo fechado, Deliza lembra que muitos empresários ficaram no prejuízo, com venda zero. "A queda nas vendas foi mais de 90% dependendo do setor", reforça.  

Ainda em decorrência da crise, o representante dos lojistas lembra que tiveram muitas demissões nos últimos dois meses.
A expectativa de recuperação, na opinião do empresário, é para 2021. "2020 é um ano para esquecer, não temos ainda nem previsão de como será o Natal, porque o cenário é de incerteza", diz.   

Comércio Araraquara também funciona em esquema de drive thru (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

HORÁRIO 
No Plano São Paulo de flexibilização, Araraquara está na fase dois, de cor laranja. Isso sigfica que o comércio pode abrir com restrições de horário. 

No caso do comércio de rua e no setor de serviços, o horário presencial é 12h às 16h, com obrigatoriedade de desinfecção total do estabelecimento antes e depois da abertura ao público.  

Shoppings centers seguem a regra geral do comércio, mas possuem alternativa de horário de funcionamento presencial dos estabelecimentos: entre as 12h e as 16h ou entre as 16h e as 20h (fica a critério do lojista e do shopping). 
 
As vendas em sistema delivery, desta forma a pessoa efetua a compra pela internet ou pelo telefone e passa pela loja de carro para retirar.
 

Mais do ACidade ON