Com as já esperadas vitórias sobre o Boa Esporte e o Patrocinense, a Ferroviária se aproxima cada vez mais da iminente classificação e da liderança geral da Série D, que atualmente é ocupada pelo Castanhal-PA.
No primeiro jogo do segundo turno, a Locomotiva “desgovernada” recebeu a equipe da cidade dos extraterrestres, conhecida também como Varginha. Em mais um jogo dominado pela equipe araraquarense, o time viu seus atacantes Léo Castro e Gleyson marcarem para assim, conquistar os importantes três pontos no campeonato.
Tendo a seu favor as boas atuações de quase todo o time, em especial dos atacantes que marcaram e de Wagner Conradin, a Ferroviária não passou sufoco e saiu vitoriosa de forma fácil, manteve a sua liderança e a sua imponente sequência de oito jogos sem ser derrotada.
A Ferroviária vem fazendo da Fonte Luminosa uma verdadeira fortaleza: não perde em solos araraquarenses desde o dia 20 de abril, quando fora derrotada pelo Guarani ainda pelo Paulistão. Ainda sobre sequências positivas, a equipe afeana não sofre um singelo gol desde a derrota para o Uberlândia na estreia e pela Série D, a equipe não sofreu gol dentro de seu estádio. Além disso, a Locomotiva tem a melhor defesa do torneio.
Pelo segundo jogo da bateria quinzenal, a Ferroviária foi até Patrocínio-MG para derrotar por 2 a 0 a equipe detentora do uniforme com mais patrocínios no grupo A6, além também de ocupar a última colocação da chave com apenas 3 pontos e um aproveitamento de 11,1% na competição.
Como levantado no guia “A vida em quatro linhas: o Patrocinense na Série D”, por João Túbero, a equipe mineira teve quatro técnicos no ano, um presidente que renunciou, um diretor exonerado e quatro jogadores dispensados. Ou seja, o momento turbulento da equipe foi um dos fatores que auxiliaram na conquista da vitória, além também da boa atuação grená.
Com cinco desfalques diretos, (Léo Rigo, Guilherme Mattis, Nando Carandina, Júlio Vitor – lesionados e Guilherme Bala – negociado com o exterior) a Locomotiva vinha fragilizada para o embate, mas não mais que o seu adversário.
Novamente com dominância e imponência, a Ferroviária não tomou conhecimento do time mineiro e derrotou a equipe também grená pelo mesmo placar da última rodada: 2 a 0. A diferença é que, nesta ocasião, os gols foram marcados por Zé Leandro (contra) e Bruno Santos.
Vale lembrar também que contratações ainda podem ser anunciadas: com a saída de Guilherme Bala e a ausência de um centroavante reserva, a Ferroviária pode muito bem estar se lançando no mercado e procurando nomes para essas posições. Então, não seria nenhum absurdo esperarmos anúncios a serem feitos nos próximos dias.
Com os seis pontos somados nessas duas últimas rodadas, totalizando 22 pontos ao total, a Locomotiva Grená assume o posto de segundo melhor time da competição, ultrapassando o Cascavel e ficando atrás somente do time paraense citado anteriormente.
Como uma locomotiva mesmo, a Ferroviária disparou na frente de sua chave e agora só espera o eventual mata-mata, ou um cruzamento mesmo, se aproximar para, dessa forma, justificar o seu favoritismo da primeira fase agora nas eliminatórias.