Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Tadeu Queiroz realiza exposição de porcelanas inspiradas em Araraquara

Evento acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 18 horas, no Café Além da Vela

| ACidadeON/Araraquara

Tadeu Queiroz lança coleção de porcelana inspirada em Araraquara
Resgatar valores do patrimônio histórico e imaterial de Araraquara em peças de porcelana. Essa é a ideia do araraquarense Tadeu Queiroz, que lança nesta sexta-feira (11), a coleção Aracoara, com pratos de 26cm e conjunto de xícara de café e pires estendido.  

"A ideia da coleção surgiu porque fazendo as feiras de economia criativa observei que não há um souvenir que represente a nossa cidade. E eu já vinha pensando como trabalhar os valores locais nas minhas peças. Comecei a pensar na história e fatos de Araraquara e ver o que poderia resultar em imagem ", relata Tadeu Queiroz, criador da marca Vida Louça. 

O artista conta que os primeiros temas trabalhados foram a lenda da serpente da igreja da Matriz de São Bento e as pegadas de dinossauros nas placas de arenito, no calçamento urbano. As imagens ganham vida nova a cada traçado e geram curiosidade.   
 
Tadeu Queiroz lança coleção de porcelana inspirada em Araraquara
A designer Marina Amaral desenvolveu o "Araraquara e as Pegadas dos Dinossauros" a partir de sua experiência com o tema. Ela criou a expografia da exposição permanente do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA). 

Já o ilustrador Daniel Almeida Almeida desenvolveu a arte para "Araraquara, a Matriz e a Serpente" que reconta a lenda da serpente adormecida com a cabeça sob o altar da matriz e o final da cauda no cemitério das Cruzes, popular Cemitério do Britos.  

Tadeu Queiroz lança coleção de porcelana inspirada em Araraquara
Tadeu trabalha com porcelana há três anos com a pintura de formigas nas peças. Hoje, o "Formiqueiroz" é o carro chefe do artista.   

"As peças foram feitas não apenas para enfeitar, mas para serem usadas no dia-a-dia. Por isso, faço o trabalho de pintura, colagem e queimo as peças em uma temperatura de 780 ºC".  

A coleção será lançada na exposição que acontece nesta sexta-feira (11), das 18h às 22h, no Café Além da Vela - Rua Imaculada Conceição (rua 12), nº 1621, no bairro do Carmo. A entrada é gratuita.