Somos todos Multipli_Cidade

A partir de agora, semanalmente, promoveremos neste espaço o debate e a reflexão a respeito de assuntos que impactam a vida dos cidadãos

| ACidadeON/Araraquara -

Logo Multipli_Cidade
   Somos plurais. Múltiplos. Diversos. Tão diferentes que nem sequer um lado do nosso corpo é idêntico ao outro. Não seria diferente em relação a como olhamos para o mundo, selecionamos nossas crenças, construímos nossas preferências. Cada vez mais acompanhamos a formação de novos grupos, os quais se reúnem virtualmente na nova praça pública do século XXI, a internet. Basta fazermos uma rápida consulta ao zap para identificarmos em quantos grupos estamos. Nesse meio digital as fronteiras são facilmente ultrapassadas. A compressão do espaço é nítida. O tempo já não passa mais, ele voa. Em meio a toda essa aceleração do presente somos também bombardeados diuturnamente na mesma velocidade por informações e, por vezes, sequer damos conta de processá-las e já fomos novamente inundados por uma nova leva de hashtags, posts, lives em nossas redes sociais. Nos dias atuais viver transcende o espaço físico que ocupamos. 

    Ao mesmo tempo, alguns desafios mantem-se. Também nos relacionamos uns com os outros nas nossas cidades. Deslocamo-nos até os supermercados para comprarmos comida a pé, de bike, ônibus ou em nossos meios de transporte particulares. Passamos por ruas e avenidas, conversamos presencialmente, reclamamos dos políticos, comparamos estilos de vida, lançamos moda. Vamos a eventos, nos reunimos com os familiares, vamos à igreja, trabalhamos, estudamos, passeamos nos shoppings, gastamos um pouco no comércio. Vemos gente e também somos vistos. Vamos nos moldando e sendo moldados, ao mesmo tempo, pela nossa sociedade. Dessa maneira, o mundo concreto se encontra no cotidiano com o mundo virtual. Vivemos ambos ao mesmo tempo. Tudo junto e misturado, de forma múltipla. 

    No entanto, ao vivermos nessa interface digital e real, cada vez mais nos damos conta que a maneira como pensamos, sentimos, compreendemos o mundo ao nosso redor ou aquele que nos aparece em fotos e vídeos resulta da multipli_cidade das nossas referências, valores, exemplos de líderes a serem seguidos. Nas mais diversas áreas das nossas vidas estamos em busca de explicações. Desejamos conhecer a verdade, estarmos por dentro do que está acontecendo, termos o domínio a respeito de fatos e situações. Para isso recorremos a celebridades, analistas, líderes religiosos, comunicadores, youtubers, influenciadores digitais, especialistas. Em um mundo marcado pela constante transformação dos padrões técnicos e científicos, a palavra de ordem é sermos dinâmicos, criativos, seres adaptativos.  

    Se você percebe que nos formamos individualmente a partir de toda essa pluralidade você já entendeu que é também parte desta multipli_cidade. A partir de agora, semanalmente, promoveremos neste espaço o debate e a reflexão a respeito de assuntos que impactam a vida dos cidadãos no dia a dia, sobretudo em nossas cidades. Será política, economia, educação, história, psicologia, mercado, sociedade, literatura e filosofia. Temas que importam para refletirmos sobre a realidade na qual estamos imersos. Um time de especialistas, a partir de diferentes olhares expressos por meio de comentários e apresentação de pontos de vista, trarão semanalmente neste espaço toda essa multipli_cidade. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Somos todos Multipli_Cidade!