Aguarde...

colunistas e blogs

Com planejamento e sensibilidade: mais um gol da Alemanha

Hoje (16), nós assistiremos ao retorno do futebol alemão, que dará seus primeiros passos para tentar terminar a temporada 2019/2020

| ACidadeON/Araraquara

O Bayern de Munique treina para a retomada da Bundesliga. (Foto: Getty Images)
Depois de Dong-gook Lee, do Jeonbuk Motors, ter feito o primeiro gol do "novo normal" no final de semana passado (8), na vitória de sua equipe por 1 a 0 contra o Suwon Bluewings, na estreia do Campeonato Sul-Coreano, hoje (16), nós assistiremos ao retorno do futebol alemão, que dará seus primeiros passos para tentar terminar a temporada 2019/2020.  

Ao contrário do que foi feito no Brasil, os dois países se planejaram para controlar o contágio do novo coronavírus, o que possibilitou a volta dos jogos dentro de um plano de relaxamento da quarentena. Por aqui, estamos mudando de ministros da Saúde como os clubes brasileiro trocam de treinadores. 

Se a vida imita a arte, desde o 7 a 1, a política brasileira tem imitado o futebol. E como qualquer semelhança é mera coincidência: enquanto nosso presidente faz com que percamos tempo (e vidas) debatendo a hidroxicloroquina, que ainda não tem comprovação científica para tratamento contra a Covid-19, e sua intervenção na Polícia Federal do Rio de Janeiro, preocupado com investigações contra seus filhos, os alemães poderão voltar a assistir seus times do coração em campo nesse sábado justamente por conta das bem-sucedidas políticas de saúde promovidas pelo Estado. Gol da Alemanha!  

Enfim, vale a pena recordar quais eram os times e os jogadores destaques da Bundesliga antes de sua parada em virtude da pandemia.  

Líder da competição com 55 pontos conquistados em 25 jogos, desde que Hansi Flick assumiu o comando técnico no lugar de Niko Kovac, o Bayern de Munique evoluiu e estava invicto nos últimos 11 jogos, o que fez a equipe saltar da sétima posição para o primeiro lugar. 

Conduzido por Robert Lewandowski, artilheiro do campeonato com 25 gols, Joshua Kimmich, que carrega consigo a marca de mais de 90% de precisão nos passes, e pela revelação Alphonso Davies, jovem canadense que deixou o ataque para jogar como lateral-esquerdo, o Bayern vem se tornando cada vez mais favorito ao título, que viria pela oitava vez seguida. 

Seu principal adversário na disputa pela salva de prata é o Borussia Dortmund, segundo colocado com 51 pontos. Mesmo oscilando durante a Bundesliga, o time de Lucien Frave ainda está no páreo, guiado pelo talento dos jovens Julian Brandt, 24, que interpreta os espaços do campo como poucos, Erling Braut Haaland, 19, recém-chegado no clube e dono da marca de nove gols em oito jogos, e Jadon Sancho, 20, o jogador que mais participou de gols em toda liga: 15 tentos e 14 assistências.  

Marco Reus, craque do time aurinegro, poderia fazer a diferença, se não fossem suas lesões crônicas.  

Quem fecha o top 3 é o RB Leipzig, com 50 pontos, liderado por Timo Werner, o melhor jogador alemão do mundo no momento, vice-artilheiro do campeonato com 21 gols e também dono de sete assistências. Contudo, o verdadeiro craque da equipe está no banco de reservas: o treinador Julian Nagelsmann, 32, que tem dado um passo adiante no desenvolvimento da ideia do jogo posicional.  

Além disso, nós também poderemos acompanhar as revelações brasileiras Paulinho, do Bayer Leverkusen, e Matheus Cunha, do Hertha Berlim, além de Wendell, também do Leverkusen, e William e João Victor, do Wolfsburg, que fazem bons anos em território germânico. Philippe Coutinho, reserva no Bayern e alvo da corneta brasileira, não faz uma temporada ruim: são oito gols e seis assistências.  

Por fim, o futebol alemão também tem dado uma aula de sensibilidade: o Borussia Mgladbach vai encher as arquibancadas de seu estádio com imagens de papelão de seus torcedores, compradas pelo valor de 19 euros e que terá seu montante revertido em apoio para as empresas do município; David Wagner, técnico do Schalke 04, abriu a possibilidade para que os jogadores do time que não se sentirem seguros, não joguem: "Será sempre bem-vindo e continuará fazendo parte desta equipe".  

Mais uma vez, gol da Alemanha.

Mais do ACidade ON