Aguarde...

ACidadeON Araraquara

boa

Hospital São Paulo Unimed Araraquara recebe certificação de excelência em atendimento à saúde

Reconhecimento foi concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é responsável por desenvolver e gerenciar padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

| ACidadeON/Araraquara

Hospital São Paulo - Unimed Araraquara
O Hospital São Paulo (HSP) UNIMED Araraquara recebeu em maio a certificação de excelência em atendimento à saúde, após processo de avaliação realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em que procedimentos adotados pelo hospital foram avaliados e aprovados com o selo de qualidade ONA 3.  

Segundo a supervisora estratégica da UNIMED Araraquara, Gabriela Arnosti Neves, esse selo significa que mais um passo importante foi dado em direção à manutenção contínua da qualidade do atendimento à saúde. "O processo de certificação do hospital iniciou-se em 2013 quando o HSP recebeu o selo ONA 1 com a aprovação da infraestrutura oferecida pela instituição. Em 2017 recebemos a acreditação ONA 2 após ser avaliado os processos adotados para garantir a segurança do paciente e, em 2019, o ONA 3 foi conquistado depois da comprovação do comprometimento do hospital e da atual diretoria em estabelecer o processo de melhoria contínua", explica Neves.  

Desde 1999, a ONA trabalha para que instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua).  

O diretor hospitalar do HSP, Antônio Carlos Durante ressalta que o selo ONA3 é um acreditação que coloca o hospital em um patamar de qualidade referência na região, já que o Hospital São Paulo é o único que detém esse selo regionalmente. No entanto, também faz com que o processo de manutenção e desenvolvimento da melhoria contínua seja uma busca cotidiana nas atividades realizadas. "Dos 608 hospitais existentes no Estado de São Paulo apenas 56 possuem o selo ONA 3 e, um deles, a partir de agora, é o Hospital São Paulo UNIMED Araraquara", completa. 

Pontos Fortes  

Além de médicos que são expoentes em várias especialidades em Araraquara e região, outros pontos possibilitaram ao Hospital São Paulo UNIMED Araraquara alcançar a acreditação mais alta da ONA dentro do processo de melhoria contínua.  

Um desses pontos foi a certificação para a realização do procedimento cardíaco inovador de Implante de Válvula Aórtica Percutâneo Transcateter TAVI pela equipe de cardiologia intervencionista do HSP desde fevereiro deste ano. Com o TAVI, os pacientes com estenose da válvula aórtica, com moderado ou alto risco, considerados, por muitas vezes, casos inoperáveis, têm uma alternativa frente à cirurgia cardíaca de peito aberto, por ser uma opção menos invasiva e, com resultados muito bem fundamentados pela literatura específica. 
 
Além disso, ações com a compra de um carrinho elétrico para humanizar e descontrair o trajeto de crianças do quarto até o centro cirúrgico e a parceria com o grupo Transformação para preparar a equipe do hospital para trabalhar com a perda gestacional e neonatal, foram destaques no processo de melhoria contínua adotada pelo Hospital São Paulo.  

A supervisora estratégica da UNIMED Araraquara afirma que depois que o hospital adotou um processo de qualidade, esse nunca termina. "É um processo que não tem volta e a preocupação com a acreditação não é com o selo em si. A diretoria se preocupa como isso pode ser refletido em atender as expectativas dos pacientes", finaliza. 

Mais do ACidade ON