Aguarde...

ACidadeON Araraquara

boa

Não vem com garfo que hoje é dia de sopa

Temperaturas caindo já indicam que é hora de fazer aquela sopa deliciosa! Aqui a gente vai te mostrar curiosidades e dicas sobre essa delícia de inverno

| ACidadeON/Ribeirao


Chef Raiara Andrade dá dicas de como preparar um belo caldo para curtir o frio (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
O Brasil tem o inverno tão curto que quando ele chega já estamos preparados com tudo que tem direito: moletom, casaco, edredom e antigripal. E é na cozinha que a gente sente aquela saudade das receitas de família. Todo mundo tem na lembrança a memória da sopa que a mãe ou a avó faziam. 

E como sopa não tem como ficar de fora dos cardápios de inverno, que tal começar a preparar os seus ingredientes favoritos para esquentar as noites ou para abrir um jantar especial com os amigos?  

Qual a diferença?  

A princípio, muita gente acredita que sopa, caldo e creme são a mesma coisa. Porém, cada um deles tem a sua particularidade. Os caldos são mais ralos, basicamente feitos com a água em que se cozinham verduras, legumes, carnes e temperos. Temos, por exemplo, o caldo de galinha ou o de carne que é a água temperada usada no cozimento das mesmas. Estes caldos podem também servir de base para risotos, massas, ensopados ou sopas.  

Já nas sopas, as verduras e legumes são consumidas em pedaços juntamente com macarrão, arroz e carnes, podendo haver uma variedade imensa de combinações quentes ou até mesmo frias. Os cremes, por último, são mais consistentes e levam a textura de purê, já que seus ingredientes são batidos a ponto de ficarem bem homogêneos. 

Qualquer que seja a sua escolha, vale a pena apostar na criatividade. Além de legumes, carnes e verduras, podemos utilizar feijão, quinoa, cogumelos, arroz, tofu, aveia, milho, gengibre, grão de bico. Esses são alguns ingredientes não tão explorados por grande parte da população e que trazem um sabor todo especial ao prato.  

Turbinando o básico  

Algo que é quase unanimidade é a sopa de legumes, ou a boa e velha "sopa de tudo o que tem na geladeira". Democrática e fácil de fazer, a sopa de legumes pode sair do básico e partir para uma versão mais saborosa e enriquecida.  

Uma boa dica é fazer um refogado antes de cozinhar os legumes. Dourar uma cebola e dois dentes de alho com dois tomates picados e uma folha de louro no azeite garantem um molho delicioso que servirá de base para o restante dos ingredientes. Aí é só acrescentar os legumes picados e cobrir com água fervente na panela de pressão por 20 minutos.  

Para a chef de cozinha e professora do IGA, Raira Andrade, as sopas têm ligações íntimas com nossas memórias afetivas. "Normalmente são receitas tradicionais e servidas quentes, o que ajuda a aquecer o corpo nos dias mais frios. Tudo em grandes quantidades para alimentar toda a família. Passadas ao longo de gerações, é um tipo de comida com muito caráter afetivo".  

Ainda de acordo com a chef, os acompanhamentos fazem toda a diferença na hora de servir qualquer tipo de sopa. "Normalmente, é utilizado algo que traga crocância, assim geramos um contraste de texturas. Além de pães e torradas podemos utilizar, por exemplo, crispy de couve, bacon frito, semente de girassol ou abóbora assada e castanhas variadas", explica. 
 
 (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
DICAS PARA PREPARAR UMA SOPA DELICIOSA E NUTRITIVA  

- Prezar por ingredientes e legumes da estação
- Evitar temperos industrializados e artificiais
- Cuidado na hora de adicionar água, acrescente aos poucos. O excesso poderá deixar a sopa aguada e desandar a receita
- Utilize ervas frescas, queijos ralados e castanhas para finalizar  

RECEITA DE SOPA DE ABÓBORA COM CRISPY DE CARNE SECA 

Ingredientes:
 

250g de abóbora japonesa
100g de cebola
100g de cenoura
½ talo de salsão sem as folhas
1 dente de alho
500ml de caldo de legumes ou frango
15g de manteiga
10ml de azeite de oliva
1 folha de louro
1 cravo
150g de carne seca dessalgada
sal e Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Comece descascando a abóbora e retirando as sementes. Corte em pedaços médios, assim como o salsão e a cenoura. Prenda a folha de louro com o cravo na cebola. Pique o alho bem fino. Em uma panela funda, refogue os pedaços de abóbora com manteiga. Quando começar a dourar, acrescente o alho, o salsão, a cenoura e a cebola com o cravo e o louro e cubra com o caldo. Aumente o fogo e deixe ferver até que tudo esteja cozido e macio. 

Enquanto isso, desfie a carne seca dessalgada e refogue 100g com um pouco de cebola bem picada. Assim que murchar, reserve. Frite em imersão os 50g que sobraram, ou refogue até que esteja crocante. Deixe escorrer em papel absorvente.  

Quando a abóbora e a cenoura estiverem bem macias, retire da panela os pedaços de salsão e a cebola com cravo e louro: caso queira, pode voltar apenas a cebola para a panela.
Processe tudo até estar homogêneo, volte para a panela e misture a carne seca refogada.  

Deixe ferver por mais 2 minutos.  

Sirva em pequenos bowls com a carne seca crispy por cima. 
 
(Foto: Weber Sian / ACidade ON)


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON