No mutirão realizado, no último sábado (2), no Jardim Adalberto Roxo e Veneza, na zona norte de Araraquara, foram recolhidas 10 toneladas de lixo e materiais sem uso. A informação foi divulgada pelo prefeito Edinho Silva (PT), em transmissão ao vivo em rede social.
Direto do aterro sanitário da Prefeitura, onde é feita toda a triagem do material coletado, o prefeito mostrou a pilha de lixo e entulho, que foi recolhida em apenas um dia de mutirão.
“Isso aqui é um criadouro”, falou repetidamente e indicando objetos que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
“É uma cena que nos choca. Em um dia, 10 toneladas foram retiradas de dentro de casas, terrenos, áreas de mananciais”, disse. “Isso aqui quando chove propicia o crescimento do mosquito e que a dengue continua se alastrando”, completou.
Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, e do coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos, o prefeito afirmou que novos mutirões serão realizados, mas voltou a pedir a colaboração da população para frear a epidemia de dengue na cidade.
“As equipes estão nas ruas, fiscalizando, limpando, mas, sem o seu apoio é impossível vencer a dengue. Nós não conseguimos estar dentro das casas, estar dentro de todos os quintas, você tem que ser o nosso fiscal”, pediu.
Os dados mais atualizados sobre a dengue em Araraquara indicam que, até o momento, são 2.107 casos, incluindo seis mortes.