- Publicidade -
CotidianoCerca de 80 pessoas estão em situação de rua em Araraquara

Cerca de 80 pessoas estão em situação de rua em Araraquara

Nesta sexta-feira (19) é celebrado o ‘Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua’ com diversos serviços oferecidos 

- Publicidade -
 Roberto, Bruce e Maria Lúcia da Instituição Sacrário de Amor (Foto: Reprodução/ EPTV)
 Roberto, Bruce e Maria Lúcia da Instituição Sacrário de Amor (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

A gente chega à pessoa para pedir ajuda de coração aberto e ela nos discrimina pelo modo que estamos vestidos, pela dificuldade que estamos passando. Muitas vezes nem olham para a gente”, disse Bruce Ricardo Ramos, ex-morador em situação de rua, que hoje vive em uma instituição social de Araraquara.

A realidade que foi enfrentada por Bruce é a mesma que outras 80 pessoas vivem atualmente e que são acompanhadas por programas sociais em Araraquara.

- Publicidade -

Segundo o coordenador de Proteção Social da prefeitura de Araraquara, Marcelo Mazeta, a dependência química é a maior causa que leva as pessoas a esta realidade. “Para que elas possam superar esta situação, são ofertados programas sociais desde 2017, que fazem com esta população, quando quer aderir, tenha informação, capacitação, qualificação e educação”, destacou.

VEJA TAMBÉM

Matão promove “Dia D” da vacinação neste final de semana

Covid-19: Araraquara confirma duas mortes e 502 novos casos

Nesta sexta-feira (19) é celebrado o ‘Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua’. Em Araraquara, foram oferecidos diversos serviços como assistência jurídica e de assistência social, além de atendimentos na área da saúde, como teste de HIV, sífilis e hepatite B e C, e busca ativa por casos de varíola dos macacos e vacinas.

- Publicidade -
Moradores em situação de rua receberam atendimento na área da saúde (Foto: Reprodução/ EPTV) 
Moradores em situação de rua receberam atendimento na área da saúde (Foto: Reprodução/ EPTV) 

“A gente pôde verificar dificuldades no aluguel social e CadÚnico, que é porta de entrada para os programas sociais”, explicou o procurador federal, Igor Miranda.

O argentino Roberto Carlos Rodrigues está no Brasil há dois anos e por um bom tempo morou nas ruas. Hoje, também vive em uma instituição social de Araraquara.

Depois que tomei esta decisão, minha vida mudou 180%. Eu passei frio, fome, não tinha parente que pudesse me dar um prato de comida”, lembrou.

Tanto o Bruce quanto o Roberto foram acolhidos pela Maria Lucia Batista Akutsu, fundadora do Sacrário de Amor, que hoje abriga 30 moradores.

Segundo ela, a instituição sobrevive com a ajuda de doações. “Tudo nós precisamos, vivemos de doação, temos, mas pouco. Toda ajuda é bem vinda já que eles chegam sem nada”, explicou. (Com informações da EPTV)

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -