- Publicidade -
CotidianoFuncionária denuncia caso de racismo em escola de Araraquara

Funcionária denuncia caso de racismo em escola de Araraquara

Caso foi registrado no Plantão Policial, nesta terça-feira (30), e vai ser investigado; Seduc repudiou ocorrido

- Publicidade -

 

Caso aconteceu no EEBA, no Centro de Araraquara, e vai ser investigado (Foto: Reprodução EPTV) 
Caso aconteceu no EEBA, no Centro de Araraquara, e vai ser investigado (Foto: Reprodução EPTV) 

 

- Publicidade -

Uma funcionária da escola estadual “Bento de Abreu”, no Centro de Araraquara, registrou um boletim de ocorrência para denunciar mensagens racistas recebidas em seu celular. O caso aconteceu na última segunda-feira (29), mas foi registrado nesta terça-feira (30).

À Polícia, a vítima relatou que, por motivos relacionados à disciplina escolar, recebeu uma mensagem em seu celular com as expressões “vaca preta, gorda preta, preto tem que morrer”. O conteúdo foi enviado por um número desconhecido ao celular da profissional.

Diante da situação, a vítima deduziu que as autoras das mensagens seriam duas jovens, de 15 e 16 anos, repreendidas no dia anterior por comportamento fora do regulamento escolar. O caso foi registrado no Plantão Policial e vai ser investigado.

 

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -

CEI pede documentos dos 50 maiores precatórios de Araraquara

Homem é baleado em tentativa de roubo em Araraquara

Em nota, a secretaria da Educação do estado de São Paulo disse repudiar todo e qualquer tipo de racismo ou injúria racial. Segundo o órgão, assim que tomou conhecimento do caso, a unidade escolar convocou os responsáveis para uma conversa de mediação.

 

“Durante esta semana a aluna irá acompanhar as aulas pelo Centro de Mídias de São Paulo. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será inserido no Placon, a plataforma do Conviva-SP que é usada para registrar todas as ocorrências escolares. O programa Psicólogos na Educação está à disposição dos profissionais e alunos da escola”, concluiu, em nota.

OUTRO CASO
Na última segunda-feira (29), uma idosa, de 71 anos, também procurou a Polícia Civil para denunciar um caso de racismo no Recanto Feliz, conjunto habitacional para idosos. À Polícia, a vítima disse ter sido chamada por uma vizinha de “macaca, preta, nega suja, vai comer banana e procurar o caminhão que você caiu”.

A Prefeitura de Araraquara disse que a vítima foi acolhida pela assistente social da unidade, que ofertou escuta e orientação, inclusive em relação ao seu direito e registrar o BO, tendo ela se sentido ofendida em sua honra em razão de sua raça.

“Em relação a outra idosa que teria proferido as injúrias raciais, ela também foi orientada, com vistas a garantir seu direito de defesa, de forma gratuita, por meio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo”, disse em nota. 

“Paralelamente aos atendimentos à duas idosas, a Gerência de Proteção Social Especial da SMADS está articulando, junto ao Centro de Referência Afro, a realização de uma ação coletiva com os idosos do Recanto Feliz, voltada para o enfrentamento do preconceito e racismo”, completou o posicionamento. 

O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil após o registro da ocorrência.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -