- Publicidade -
CotidianoIpem reprova cinco produtos típicos das ceias de final de ano

Ipem reprova cinco produtos típicos das ceias de final de ano

Dos 26 produtos típicos das ceias de final de ano, cinco foram reprovados pela diferença entre o peso real e o indicado na embalagem

- Publicidade -
IPEM encontra diferenças entra peso real o indicado na embalagem (Foto: Divulgação) 
IPEM encontra diferenças entra peso real o indicado na embalagem (Foto: Divulgação) 

Dos 26 produtos típicos das ceias de final de ano, cinco foram reprovados pela diferença entre o peso real e o indicado na embalagem, durante a Operação Boas Festas, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP). 

O número representa 19% do total. Na mesma operação do ano passado, 23% dos 31 itens fiscalizados foram reprovados.

- Publicidade -

Os fiscais avaliaram panetone, bebidas alcoólicas, frutas, frutas cristalizadas, pão de mel e outros itens que fazem parte da ceia de Natal e Ano novo.

VEJA TAMBÉM

Pesquisa aponta variação de até 31% em um mesmo panetone em Araraquara

Diferença de preços na Ceia de Natal chega a quase 50% em Araraquara

Segundo a diretora de fiscalização do IPEM-SP, Ederli Pereira, os produtos foram coletados previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte e depois avaliados em laboratório. 

- Publicidade -

“Nós fazemos a coleta dos produtos e uma perícia em nossos laboratórios. Nós encontramos cinco produtos com peso abaixo da margem de tolerância em relação à embalagem”, disse.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm 10 dias para apresentar defesa. A irregularidade pode resultar em multa de até R$ 1,5 milhão.

“Os fabricantes são os responsáveis pelo acondicionamento destes produtos e pelas pesagens na fábrica”, esclareceu a diretora do IPEM-SP.

DENÚNCIA

O consumidor que se sentir lesado e/ou desconfiar de quaisquer irregularidades pode denunciar pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br. (*Com informações da CBN Araraquara)

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -