- Publicidade -
CotidianoLaudo pode apontar origem da poluição em córrego de Araraquara

Laudo pode apontar origem da poluição em córrego de Araraquara

Moradores do Santa Júlia e Yolanda Ópice reclamam do mau cheiro e responsabilizam uma indústria de laticínio

- Publicidade -

 

Líquido é despejado em córrego no bairro Yolanda Ópice, em Araraquara – Foto: Fernando Baldassari/CBN Araraquara

- Publicidade -

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizou a coleta da água do córrego que corta os bairros Yolanda Ópice e Santa Júlia, na zona leste de Araraquara. Moradores do entorno têm reclamado do mau cheiro e responsabilizado uma indústria de laticínio que fica próxima ao local. 

Segundo o promotor de Meio Ambiente, José Carlos Monteiro, até o momento, não há prova concreta de que a poluição seja, de fato, praticada pela empresa. Eventual inquérito civil será analisado após a divulgação dos resultados deste laudo.  
 
 
VEJA TAMBÉM 
 
Empresa é autuada por emissão de resíduo em córrego de Araraquara 

Moradores organizam abaixo-assinado contra fábrica de Araraquara
 

Em nota à EPTV, a empresa Laticínios Bela Vista, responsável pela marca Piracanjuba, informou que as obras já começaram e seguem todos os cronogramas enviados à Cetesb. Ainda segundo a indústria, diversas melhorais já foram feitas em toda fábrica e a estação de tratamento de esgoto está funcionando normalmente. 

Recentemente, a Cetesb fez uma nova inspeção na unidade e constatou que obras estão em andamento para melhorar a estação de tratamento dos efluentes industriais. O prazo para conclusão é 19 de setembro. 

- Publicidade -

Sobre esta situação, uma audiência foi convocada pela promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado para última sexta-feira (29). Participaram do encontro o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) e Cetesb. 

De acordo com o promotor, a audiência foi convocada depois que o MP tomou conhecimento dos fatos através da secretaria municipal do Meio ambiente;

A empresa também foi chamada, mas teria apresentado justificativas para não comparecer. Uma nova audiência foi marcada, para a próxima sexta-feira (05) com a presença dos representantes.  

Maria Aparecida Simões é moradora do bairro e uma das organizadoras do abaixo-assinado (Foto: Guilherme Leal/ CBN Araraquara)

ABAIXO-ASSINADO 

Os moradores dos bairros Santa Júlia e Yolanda Ópice estão organizando um abaixo-assinado para tentar colocar um ponto final no problema. O documento já conta com mais de 200 assinaturas e ainda deve ser apresentado ao MP. 

Eles alegam que o incômodo já ocorre há pelo menos 25 anos, desde quando a empresa tinha outro proprietário. 

A Piracanjuba chegou a ser autuada em R$153 mil pela Cetesb, em maio, mas o problema persiste. (Com informações da CBN Araraquara) 
 
 
LEIA MAIS  
 
Venture Capital: Conheça a modalidade de negócio que fomenta o desenvolvimento das startups

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -