Aguarde...

Cotidiano

Pão de soja de Bueno de Andrada participa de catálogo-cultural paulista

Feito na padaria artesanal rural de assentamento estará no Rota das Raízes, seleto catálogo paulista

| ACidadeON/Araraquara

Padaria artesanal de assentamento em Bueno estará em catálogo paulista (Divulgação)
 

O pão de soja da padaria artesanal rural do assentamento em Bueno de Andrada vai integrar o Rota das Raízes, um catálogo-cultural e gastronômico, com tiragem impressa, que conterá receitas, histórias, cultura e fotografias de vários pontos do Estado de São Paulo. Haverá também uma versão online do catálogo disponibilizada na internet no site do projeto Rota das Raízes.

O projeto Rota das Raízes visa explorar aspectos da cultura paulista através de elementos da sua culinária e propõe investigar a culinária paulista tradicional focada no uso de ingredientes vegetais, descobrindo os sabores e as histórias ao redor de receitas tradicionais e populares do estado de São Paulo que valorizam o uso de elementos vegetais, através do programa de ação cultural do Estado de São Paulo.  

"O projeto está buscando pessoas, comunidades e grupos que preservam tais tradições e conexões com suas raízes, e que, por consequência, trabalhem com a valorização desses ingredientes vegetais e receitas culinárias em que não há o uso de ingredientes de origem animal", explica, Yasmin Bidim, mestra em audiovisual pela UFSCar Universidade de São Carlos.  

Foi elaborado um roteiro previsto das cidades a serem percorridas, as quais foram previamente pesquisadas em relação à sua culinária e produtos tradicionais, quando estão sendo visitadas famílias, cozinheiros amadores, pequenos produtores e empreendedores com a intenção de registrar as receitas tradicionais e populares da região, localmente, bem como seus relatos orais e tradições ao redor do prato escolhido e seus componentes.


Mais do ACidade ON