ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

SUS já disponibiliza adesivo para tratamento de Alzheimer

Em Araraquara pacientes precisarão recorrer ao setor de alto custo do Estado

| ACidadeON/Araraquara

Adesivo transdérmico é melhor para pacientes pois a substância é aplicada ao longo do dia
 
Uma boa notícia para quem enfrenta o mal de Alzheimer. O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza o remédio rivastigmina em forma de adesivo transdérmico. Aplicado na pele ele faz com que aumente no cérebro dos pacientes a substância acetilcolina, reduzindo os sintomas da doença. O SUS já oferecia o medicamento em comprimido e solução oral.

A rivastigmina não tem só benefícios, o medicamento também é conhecido pelos sintomas adversos que vão desde problemas gastrointestinais como náuseas e diarreia até a redução do apetite e dor de cabeça.

O uso por meio do adesivo é mais indicado justamente porque desta forma a substância é liberada aos poucos, ao longo do dia, reduzindo os possíveis desconfortos.

Em Araraquara, de acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes deverão requisitar o medicamento no setor de remédios de alto custo, sob a responsabilidade do governo do Estado.

A doença

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa provocada pela morte de células do cérebro que prejudicam principalmente a memória dos pacientes. Também é comum a perda de atenção, linguagem e orientação. Até agora não há cura para a doença.

Veja também