Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Saiba o que comer antes de dormir para ter um sono tranquilo

Comidas muito apimentadas e condimentadas, gordurosas, chocolates e bebidas alcoólicas não são boas opções, dizem especialistas

| ACidadeON/Araraquara

No período da noite, especialistas recomendam alimentos mais leves. (Foto Amanda Rocha)
 

Você sabia que os hábitos alimentares noturnos podem interferir na qualidade do sono? Quem costuma comer alimentos muito pesados à noite acaba tendo mais dificuldade para dormir do que quem faz uma refeição mais leve.

As comidas muito apimentadas e condimentadas, gordurosas, chocolates e bebidas alcoólicas não são boas opções. Para a nutricionista Karin Klack, alguns alimentos que parecem leves, na realidade não são. "É o caso de bebidas que contém cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico", alerta.

O que comer

Para a nutricionista, um copo de leite morno pode ajudar para uma noite tranquila. "Quando temos falta de cálcio no organismo, o risco de insônia é muito maior", explica.

Mas e o carboidrato? Ele não pode ser considerado um vilão, pois faz parte do que nosso organismo precisa, que é uma química composta por proteína, carboidrato e lipídeos (gorduras).

Outros alimentos recomendados para comer à noite antes de cair no sono são o iogurte com um pouco de aveia ou granola, um pão integral com uma fatia de queijo branco, frutas pouco gordurosas, além dos sucos naturais e os chás de camomila, erva-doce ou erva cidreira.

O jornalista Adriano Marques da Silva conta que sempre toma um chá para ter uma noite de sono tranquila. "Antes de deitar eu preparo sempre um chá de ervas, como camomila, erva cidreira ou hortelã. Sempre fico mais relaxado e consigo dormir tranquilamente", diz.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook