Publicidade

cotidiano

Araraquara tem baixa cobertura vacinal em crianças de até um ano e meio

Varicela é a que mais preocupa, com 78% do público-alvo vacinado; cidade prepara 'Dia D', visando busca ativa

| ACidadeON/Araraquara -

Dia D imuniza quase 3 mil crianças em São Carlos. Foto: Divulgação/Prefeitura

As crianças de Araraquara, principalmente aquelas com até um ano meio, estão com baixa cobertura das principais vacinas. A hepatite está com 80% de cobertura, a tríplice viral com 89% e varicela, vacina da catapora, com 78%. A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 97% do público-alvo.

A enfermeira e gerente da vigilância epidemiológica, Graziela Aiola, confirma que a baixa cobertura tem relação com a pandemia. A Covid-19 trouxe mudanças nas salas de vacina e o também o receio dos responsáveis saírem de casa. 

"Antes da pandemia, as mães compareciam ativamente na data do agendamento nas unidades de saúde, e com a pandemia mudou muito a rotina tanto da fala de vacina, mudou a rotina da unidade, o trabalho da equipe e o receio que a população tem. Muitos realmente se isolaram tentando proteger seus filhos para que não fossem contaminados", disse.

A especialista diz que é preciso atingir os 97% do público para que doenças consideradas erradicadas voltem a aparecer na cidade. "É muito importante que eles compareçam na data certa, pela faixa etária, pela idade correta, para serem vacinados porque a gente evita o aumento dessas doenças que estão erradicadas. Se a população não procurar para receber a vacina, nós temos uma grande porcentagem dessas crianças e adolescentes", comentou.

A varicela é a vacina que mais preocupa, já que a cobertura está em 78%. A catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Por isso, além da primeira dose no primeiro ano de vida das crianças, é preciso tomar o reforço.

"A varicela é bem preocupante das crianças não serem vacinadas porque elas recebem com um ano e três meses e depois vai receber o reforço com quatro anos. É muito importante que o familiar não deixe de vacinar suas crianças", explicou Graziela. 

As vacinas BCG, que protegem contra a tuberculose e da poliomelite, estão dentro da meta. A BCG com 98% e a Poliomelite com 97%. A pentavalente aparece um pouco abaixo, 96%. 

Pra atingir o público-alvo, Araraquara vai ter o Dia D da vacinação, realizando busca ativa dos faltosos. Essa campanha vai acontecer do dia 16 até o dia 29 de outubro, das 8h às 17h. Mais informações serão divulgadas pela Saúde nas próximas semanas.

Mais notícias


Publicidade