- Publicidade -
CotidianoPesquisadora de Araraquara ganha prêmio "Defensora da Ciência"

Pesquisadora de Araraquara ganha prêmio “Defensora da Ciência”

A professora Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, recebeu o prêmio durante a 36ª reunião anual da federação

- Publicidade -
 A professora ganhou o prêmio Defensora da Ciência 2022 
 A professora ganhou o prêmio Defensora da Ciência 2022 

 A professora Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, ganhou o prêmio Defensora da Ciência 2022.

Concedido pela Federação da Sociedade de Biologia Experimental (Fasbe), o prêmio foi entregue durante a realização da 36ª reunião anual da federação, que teve o tema “Ciência e tecnologia: Caminhos para a independência”. 

- Publicidade -

“Ganhar essa premiação é uma grande alegria, porque eu vejo o reconhecimento do trabalho que eu realizei durante minha carreira inteira. É um longo período de muito trabalho, mas um trabalho emocionante, fascinante e apaixonante, que é a pesquisa e a docência”, afirma.   
 

Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Vanderlan é professora titular do IQ e membro da coordenação do programa biota-fapesp. Em toda sua trajetória como pesquisadora, já conquistou diversos. 

A docente disse esperar que a sociedade se atente a necessidade de formar jovens cientistas para que o legado seja perpetuado. 

“Espero que a nossa universidade tenha esse olhar. Esses grupos que foram constituídos e, com o passar do tempo, vamos envelhecendo e precisamos de novos talentos para que esse legado continue. Isso é o mais fascinante e essa premiação é ainda mais importante do que qualquer prêmio que você receba pelo seu mérito acadêmico pessoal”, destaca. 

A professora disse receber esse prêmio é ainda mais simbólico em um momento em que a ciência tem sido atacada em todas as instancias. Ela diz que compartilha a honraria com os colegas que lutam diariamente contra o negacionismo.

“O prêmio é para todos os cientistas desse país. Nesse momento em que a ciência é relegada a um segundo plano e onde existe tanto negacionismo na ciência – em todo o mundo, mas, principalmente em nosso país. Um país que construiu o que construiu e que hoje somos os mais importantes da América do Sul, graças a ciência e a pesquisa, que foram institucionalizada por esse país. Então, a premiação é o reconhecimento do meu trabalho, mas nesse momento, é como se ele representasse a premiação de toda a ciência brasileira”, finaliza.

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -