- Publicidade -
CotidianoReorganização de escolas estaduais deve fechar 9 salas de aula em Araraquara

Reorganização de escolas estaduais deve fechar 9 salas de aula em Araraquara

Alunos serão realocados em turmas da mesma unidade e turno; Apeoesp teme o fechamento de escolas

- Publicidade -

Nove salas de aula serão fechadas em escolas estaduais de Araraquara com a reestruturação adotada pela secretaria Estadual da Educação, segundo levantamento preliminar da Apeoesp (Sindicato dos Professores e Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

A pasta confirmou o corte e esclareceu que os alunos das classes extintas serão realocados em outras turmas da mesma unidade e do mesmo turno, mantendo a rotina escolar dos alunos, e que não haverá perdas de aulas.

- Publicidade -

De acordo com a secretaria, em todo o estado, haverá um redimensionamento de 0,3% das 140 mil classes da rede estadual de ensino, o que representaria cerca de 300 salas.

VEJA TAMBÉM

Prefeitura de Araraquara abre 24 vagas para professor, merendeiro e agente escolar

Após um mês, vacinação contra a gripe está longe da meta em Araraquara

Já a última atualização do levantamento da Apeoesp, da segunda-feira (8), mostrou o fechamento de 348 classes, em 31 regiões do estado.

- Publicidade -

Para o sindicato, esta reorganização “implicará no fechamento paulatino de unidades escolares, a partir do sistemático fechamento de classes” e há um temor pelo fechamento de escolas.

Segundo a Apeoesp, a Seduc deveria realizar a busca ativa dos estudantes que deixaram de frequentar as escolas, assim como desmembrar as classes superlotadas que existem em todas as unidades escolares, fixando em 25 o limite máximo de estudantes por sala de aula para favorecer a qualidade do ensino. 

O OUTRO LADO

A secretaria explicou que a readequação da quantidade de alunos ao número de classes é uma prática comum, baseada em resoluções e é feita periodicamente. De acordo com a Seduc, o ano letivo de 2023 começou com 104 mil classes, 3 mil classes a mais do que em 2022.

A pasta garantiu que vai manter as salas de aula com até 30 estudantes, mas não informou porque as salas fechadas tinham poucos alunos. (Com informações do g1)

LEIA MAIS 

PF combate tráfico internacional de drogas em quatro estados

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -