Rua José Barbieri Neto é a via que mais multa em Araraquara Rua José Barbieri Neto é a via que mais multa em Araraquara

Rua José Barbieri Neto é a via que mais multa em Araraquara

Cidade conta com 18 radares, sendo seis radares fixos, seis radares móveis e ainda seis radares semafóricos


Veja as vias que mais multam em Araraquara - Foto: Colaboração 
 
 
A Rua José Barbieri Neto, lidera o ranking de multas por excesso de velocidade, em Araraquara, segundo dados obtidos pelo portal acidade on por meio da secretaria municipal de Segurança Pública.   

De janeiro a maio deste ano, 3.690 veículos foram autuados. O volume equivale a 15,35% do total de multas aplicadas, por radar, na cidade.  

A via que dá acesso à vicinal Graciano da Ressurreição Affonso conta com o dobro de multas da segunda colocada: a Avenida Bento de Abreu. A principal avenida da Fonte soma 1.598 multas em 2022, ou seja, 6,65% do total.  

Na sequência estão as Avenidas Estrada de Ferro (1.550), Engenheiro Heitor de Souza Pinheiros (1.260) e Manoel de Abreu (1.045)   

 
VEJA TAMBÉM 
Veja como fugir do movimento nas estradas da região de Araraquara 
Araraquara registra 277 novos casos de coronavírus
 

 

Radares fixos foram instalados na Via Expressa (Foto: Colaboração/Tadeu Toshiba)
 

RADARES
Atualmente, Araraquara conta com 18 radares, sendo seis fixos de velocidade, seis fixos de semáforo e seis móveis. (Veja abaixo onde estão localizados os radares). 

Nos primeiros cinco meses deste ano, os radares fixos flagraram 4.031 motoristas dirigindo acima da velocidade permitida. O volume é quatro vezes maior que o registrado em todo o ano de 2021 (953) e 2020 (933).  

Já os radares móveis registraram 5.163 autuações de janeiro a maio deste ano. Em 2021, foram 7.746 e, em 2020, 11.268.  

SEMAFÓRICOS
Os motoristas devem se atentar ainda aos radares semafóricos, que já aplicaram 4.855 multas neste ano e já se aproxima das 5.496 registradas no ano passado.   
 
Veja onde estão os radares em Araraquara

De acordo com a secretaria de municipal de Segurança Pública, o aumento das multas aplicadas por radares em 2022, ocorre por dois motivos: aumento de movimento pós-pandemia e mudanças no Código Brasileiro de Trânsito.
 
'O aumento da média diária de veículos circulando pelas ruas em 2021 e 2022, já que a pandemia reduziu drasticamente o número de veículos nas ruas, nos anos de 2020 e 2021. Além disso, houve uma mudança na legislação do Código Brasileiro de Trânsito que obrigou a substituição de radares portáteis por radares fixos. Isso porque, de acordo com a legislação que entrou em vigor, o controle de velocidade só pode ser feito por radar portátil, nas vias públicas em que a velocidade seja superior a 60km/h'.  
 

Bento de Abreu é a segunda via que mais multa em Araraquara 

Diante da mudança, foram instalados radares fixos em vias importantes, de grande circulação, cujo limite de velocidade não ultrapassava 60 km/h e que necessitam de controle de velocidade, substituindo os portáteis que eram utilizados antes. 

'Essas medidas têm reduzido os números de acidentes. Porém, a prevenção de acidentes de trânsito não afeta somente à fiscalização. Há também a parte de engenharia (conservação das vias, sinalização de trânsito, redutores de velocidade, etc), além da educação de trânsito, com campanhas educativas. O município de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, realiza investimentos importantes nesses dois quesitos', finalizou a secretaria.  
   

LEIA MAIS  
Araraquara terá vacinação neste feriado de Corpus Christi


Mais Notícias

Mais Notícias