Alunos do curso técnico de enfermagem da Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz, em Araraquara, estão realizando o cadastramento de doadores de medula óssea. A campanha acontece até às 14h desta quinta-feira (30) no auditório principal da Unip.
Pode se cadastrar qualquer pessoa na faixa etária dos 18 aos 35 anos e que não tenha nenhuma doença infecciosa. Os doadores devem apresentar documento com foto e cartão SUS.
Para fazer o cadastramento, será feita a coleta de 10 ml de sangue, cujas informações serão inseridas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
“É como um exame laboratorial. Ninguém vai doar medula óssea, hoje, apenas ser cadastrado”, esclareceu a coordenadora do curso, Sergia Cristina Haddad, em entrevista à EPTV.
Segundo ela, a chance de encontrar um de doador compatível no Brasil é de um em cada 100 mil. Por isso a necessidade de se fazer campanhas como esta constantemente.
“A busca [por doadores] é incessante. Estamos com este projeto de integração Etec e comunidade que será repetido anualmente aqui em Araraquara. Na realidade, nós estamos buscando pessoas compatíveis, que é muito difícil”, afirmou.
Inicialmente, a campanha estava marcada para ocorrer na Etec, mas precisou ser remarcada por conta do Provão Paulista que ocorre na escola.
A Unip fica na Avenida Alberto Benassi, 200, no Parque das Laranjeiras.