A Avenida Bento de Abreu, em Araraquara, voltou a ser alvo de críticas nas redes sociais. Isso porque no último domingo (22), milhares de pessoas se concentraram na principal avenida da cidade, a maioria jovens, com música alta e bebida. Em nota, a Prefeitura diz que estuda medidas para evitar aglomerações como a ocorrida.
Jovens começaram a tomar a avenida por volta das 18h e seguiram até a madrugada. Pelas redes sociais, fotos e vídeos sobre a situação chamaram a atenção, principalmente por causa da pandemia do coronavírus, que ainda não permite aglomerações como a assistida. Vale ressaltar que apesar do avanço da vacinação, há uma preocupação com a variante delta do coronavírus, que já circula na região.
“O que estamos vendo na Bento de Abreu é um absurdo. Impossível transitar, vai acontecer um acidente ali”, diz um dos posts em rede social.
“Falta de consciência total com a pandemia”, diz outra crítica.
Segundo a Prefeitura, o ocorrido na Avenida Bento de Abreu, nas imediações do Teatro Municipal, foi, a princípio, algo que se deu de forma espontânea, com jovens que tradicionalmente frequentavam o local, os quais aglomeraram e provocaram a interrupção do trânsito, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas.
“A Prefeitura de Araraquara, bem como as forças de segurança do município, foram pegas de surpresa com a dimensão da aglomeração causada e, de acordo com procedimentos de segurança pública, entendeu por bem não tomar nenhuma medida com uso de força para não gerar tumulto e cenas de violência. A reação diante de uma ação policial se tornaria completamente imprevisível em virtude do número de pessoas já presentes no local”, diz em nota.
MEDIDAS PARA EVITAR
Segundo a Prefeitura, agora se estuda medidas junto com Policia Militar para evitar que o fato se repita. “A Prefeitura compreende que as medidas restritivas adotadas durante os piores momentos da pandemia, impediram que todos, em especial os jovens, tivessem acesso ao lazer e manifestações culturais. Mas, claro que, por mais que o município seja compreensivo diante deste fato, não é possível permitir que aglomerações aconteçam ignorando que ainda vivemos uma pandemia”, afirma a nota.
BENTO ABERTA
A Prefeitura ressalta ainda que projeto Bento Aberta, que será lançado no próximo domingo (29), em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, tem exatamente uma proposta contrária a essa aglomeração. Trata-se de uma opção de ocupação pública do local, porém de forma disciplinada, organizada e monitorada pelo município. O horário será das 07h às 12h, com foco em atividades individuais de esporte e lazer que não gerem aglomerações, com cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara e distanciamento.
LEIA MAIS: Avenida Bento de Abreu será aberta para lazer em Araraquara