- Publicidade -
CotidianoAgosto Dourado: saiba como o Banco de Leite ajuda a salvar vidas em Araraquara

Agosto Dourado: saiba como o Banco de Leite ajuda a salvar vidas em Araraquara

Baixo número de doadoras ainda é um desafio para a Maternidade Gota de Leite; saiba como doar

- Publicidade -

A doação de um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês prematuros. Mas o Banco de Leite da Maternidade Gota de Leite de Araraquara ainda esbarra no baixo número de doadoras.

Atualmente, 33 mulheres em período de amamentação fazem a doação. O número, porém, está abaixo das 50 doações semanais que seriam necessárias para atender os bebês prematuros internados em UTI Neonatal.

- Publicidade -

“A gente fala que ele é o padrão ouro. Tem muita vantagem o leite materno, mais de mil componentes. É um alimento que não tem comparação, é o único que tem anticorpos, ajuda a prevenir doenças intestinais, respiratórias, alergias”, explicou a coordenador Ana Lécia Cristina da Silva à EPTV.

A pequena Maria Helena nasceu em julho, prematura, aos sete meses de gestação. Atualmente, ela está internada na unidade de cuidados intermediários da maternidade, alimentando-se graças à doação de leite.

É fundamental para o crescimento, para a evolução dela, fora que é um incentivo para a gente fazer isso para outras mães que necessitam. Para mim, é sensacional”, comentou a mãe da criança, Thais de Araújo Lima.

A nutricionista, Glaucia Ramiro Castro Peloso, se tornou doadora de leite após a chegada do filho Davi. Desde então, recebe as equipes do Banco de Leite todas as semanas em casa.

“Isso que é o mais gratificante, o mais importante, ver o nosso filho crescendo, engordando com o nosso leite. É o alimento do nosso amor, e a gente compartilha, divide este amor“, disse.

- Publicidade -

Toda mulher pode se tornar doadora, exceto aquelas que fazem uso de alguns tipos de medicamentos, que podem interferir no leite doado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3305-1530.

As lactantes recebem um kit com todo o material necessário para a ordenha em casa. Os leites passam por um equipamento de pasteurização, que prolonga a sua vida útil. Quando congelado, o alimento tem prazo de validade de 15 dias, porém, se pasteurizado, pode chegar a seis meses. (Com informações da EPTV)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -