Araraquara pode registrar 37°C nesta quinta-feira (24). A temperatura incomum para o inverno mostra que agosto já é considerado um dos mais quentes dos últimos anos.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, até o momento, a média das temperaturas máximas na cidade está em 29,3°C. Ou seja, 4,8°C acima da média registrada em agosto do ano passado, por exemplo.
As mínimas também estão maiores. A média saiu de 14,1°C para 14,9°C, entre agosto de 2022 e 2023.
VEJA TAMBÉM
Araraquara terá sol e onda de calor com temperatura máxima de 37°C
Em meio à onda de calor, Defesa Civil alerta para risco de incêndios em todo estado
Os dois extremos foram registrados pela Defesa Civil nos dias 3 e 11 de agosto, quando Araraquara marcou 12°C e 33,3°C, respectivamente. Porém, a sensação térmica pode ser até 4°C acima da temperatura marcada nos termômetros.
O que torna a situação mais delicada é a falta de chuva que compromete a umidade relativa do ar. Não chove na cidade desde o dia 16 de junho, ou seja, há 68 dias.
Em agosto do ano passado, por exemplo, Araraquara já acumulava mais de 22 milímetros de chuva. Por conta do tempo seco, a umidade relativa do ar pode alcançar os 15% nesta quinta-feira (24).
A explicação para este fenômeno está em uma onda de calor que atinge o país e segue, pelo menos, até a sexta-feira (25). Segundo os especialistas, o El Niño e o aquecimento global provocam calor intenso, que não é comum nesta época do ano, e impedem a formação de nuvens de chuva.
LEIA MAIS