Para estimular atitudes responsáveis e a cooperação dentro do ambiente escolar, a direção da Escola Municipal Professor José Roberto Pádua Camargo, no Jardim Dom Pedro I, em Araraquara, propôs aos alunos uma gincana sobre educação, bom comportamento e organização.
Dentro do projeto, as turmas foram avaliadas pelos professores e agentes educacionais da escola e os vencedores deste mês ganharam uma ida ao cinema.
“As crianças estavam um pouco desorganizadas, precisando melhorar a participação nas atividades em grupo, melhorar a entrega de trabalhos, a entrega de recados para os pais e estavam perdendo muito material, por isso, a ideia da gincana”, explica a diretora da EMEF, Luciana Marchezini Rosário Alves.
“Dentro da filosofia da nossa escola, que é trabalhar uma educação integral, a criança fica aqui em tempo integral e tem que ser educada em várias aspectos, a gente então resolveu colocar a ideia em prática”, acrescenta.
As turmas foram avaliadas diariamente e acompanham o rendimento através de um Painel fixado no corredor das salas intitulado “Termômetro do Comportamento das Turmas”. “Se teve algum conflito, alguma ocorrência, eles trazem esse assunto para discussão e buscam uma maneira de melhorar esse comportamento”, explica a diretora.
Segundo a diretora, a ideia é que eles aprendam a trabalhar em equipe e a entender que o seu comportamento afeta o comportamento da turma como um todo.
Confraternização
Todas as turmas da escola participam do projeto e no final de cada mês a turma que teve mais atitudes responsáveis ganha uma confraternização.
A turma de maio, que apresentou melhor comportamento geral, incluindo educação, zelo, pontualidade, assiduidade, foi o 5° ano B, da professora do fundamental, Ana Luísa Gonçalves Vinha. Eles conseguiram uma ida ao cinema. “A professora conseguiu entradas gratuitas e nós levamos as crianças ao cinema sem nenhum custo”.
De acordo com a Luciana, o projeto deve continuar durante todo ano e já é possível ver uma melhora nas atitudes dos alunos.
“Ainda é muito cedo, a gente sabe, mas a gente já começa a perceber as turmas mais atentas, mais organizadas e aqueles alunos que são mais indisciplinados, tem mais dificuldade em seguir as regras, eles já estão tendo que tomar um pouco mais de cuidado, pois a própria turma está cobrando isso deles”.