- Publicidade -
CotidianoAlunos do IFSP Araraquara vão levar avião a competição nacional de aerodesign

Alunos do IFSP Araraquara vão levar avião a competição nacional de aerodesign

Grupo de alunos do curso de engenharia mecânica do IFSP Araraquara participará do SAE Brasil AeroDesign em São José dos Campos-SP

- Publicidade -

Alunos de engenharia mecânica do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) em Araraquara participam do SAE Brasil AeroDesign, competição nacional de aerodesign em São José dos Campos-SP, entre 31 de outubro e 3 de novembro. O desafio é construir um pequeno avião, capaz de voar levando uma carga com o dobro do próprio peso. “A gente desenvolve a parte técnica e a manufatura do avião. Decidimos perfil da asa, tamanho, envergadura, corda, toda essa parte, e fazemos a parte de manufatura também”, conta o estudante João Paulo Brito, capitão da equipe.

O aerodesign desenvolvido pelos alunos tem dois metros e meio de uma ponta da asa até a outra. Da hélice até a ponta da cauda, o pequeno avião tem 1 metro e 40 centímetros. Na asa, a fuselagem é feita de fita adesiva.

- Publicidade -

“Ele precisa ser leve e ter uma boa sustentação. Usa balsa, uma madeira super leve, só que ela é fraca, e pra dar resistência eles usam fibra de carbono, fazem um sanduíche”, explica Fernando de Haro Moraes, professor orientador do projeto.

O projeto será avaliado por juízes e fiscais especialistas em aeronáutica. Oportunidade também para os alunos conhecerem novas técnicas e trocar experiências com outros estudantes.

NOÇÕES PRÁTICAS

O aerodesign dos alunos do IFSP Araraquara tem quatro quilos e meio e o primeiro voo será com uma carga de cinco quilos. Mas a ideia é praticamente dobrar e chegar a nove quilos de carga.

A proposta é ensinar aos estudantes noções práticas daquilo que eles aprendem na teoria. Eles têm teoria de resistência dos materiais, aí aplicam as contas que aprenderam na disciplina na asa do avião, na estrutura, no trem de pouso”, explica Moraes.

- Publicidade -

Antes de chegar na competição, o projeto é submetido a vários testes, de peso, curva de voo, velocidade, tempo que demora na pista até sair do chão, entre outros.

O evento terá a participação de mais de 1.400 estudantes de 95 universidades do Brasil. “A expectativa está muito grande, porque ficamos na 25ª posição na competição anterior e esse ano temos a pretensão de chegar à décima quinta posição”, conclui a estudante Giovanna Relser de Oliveira. (Com informações da EPTV)

FIQUE ON

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -