A anemia é uma condição em que o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais. Embora sua causa se dê pela deficiência de proteínas, vitamina B12 ou zinco, a forma mais comum da doença se dá pela deficiência de ferro e, quando não tratada, essa condição pode até mesmo desencadear problemas no coração.
Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, isso ocorre pois a deficiência pode comprometer o transporte adequado de oxigênio, um dos mais importantes mecânismos biológicos do organismo. “Dessa forma, há um aumento do esforço feito pelo coração que, em médio e longo prazo, pode afetar o funcionamento desse e outros órgãos”, diz.
Brasil ainda explica que pacientes que adquiram problemas como insuficiência cardíaca, por exemplo, necessitam de uma reposição mais agressiva das substâncias em falta no organismo a fim de se obter um melhor prognóstico do real impacto da doença.
Campanhas como a proposta pelo Junho Laranja se destinam à conscientização sobre os cuidados com a saúde do sangue e a prevenção e combate à anemia. “São esforços que também auxiliam a evitar o desenvolvimento de doenças cardiopatas, pois orientam sobre a importância de hábitos saudáveis como a adoção de uma alimentação adequada”, ressalta Yuri.
Outras recomendações importantes são a realização regular de exercícios físicos e de consultas a um cardiologista para que possam ser feitos os exames séricos e laboratoriais de rotina. “Em alguns casos também pode ser necessária a ingestão de suplementos alimentares a fim de reverter a situação”