Apaixonados por uma boa quermesse podem comemorar. A tradicional dos Machados retorna nesta sexta-feira (06) em Araraquara, após dois anos sem ser realizada presencialmente devido à pandemia do coronavírus. O evento segue agora nas sextas e sábados de maio, até o dia 28.
A festa celebra o mês da padroeira Nossa Senhora de Fátima, e é realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro dos Machados.
A quermesse e o famoso frango assado feito por voluntários da comunidade são as atrações culinárias mais aguardadas. Kafta, mandioca, cachorro quente e batata também estão no cardápio delicioso da festa.
VOLUNTARIADO
A cozinheira voluntária Helena Fidélis, de 69 anos, é a responsável pela cozinha e prepara o frango assado há mais de 20 anos.
Helena e uma equipe de 15 voluntários se revezam dois dias antes do evento para deixar tudo bem temperado para a data. São dois dias para preparar o prato principal.
“São dois dias de preparo, na véspera a gente lava o frango, limpa e tempera e deixamos marinando por um dia. Depois limpamos e tiramos todo o excesso de tempero e recheamos para colocar no forno. São umas quatro horas para ficar pronto”, disse.
Ela contou que a receita é tradicional de antigos moradores do bairro e até hoje é feita do mesma forma. “Não mudei em nada a receita, é original dos moradores antigos”, frisou.
INÍCIO
Organizada pelos moradores do bairro em 1980, a festa dos Machados começou em um barracão para um festejo religioso. A partir daí foi ganhando força para arrecadação de dinheiro e construção da igreja.
Após a conclusão das obras, o evento se tornou uma tradição e desde então é realizado anualmente. Em 2020 e 2021, a solução foi vender as iguarias através de drive-thru devido à covid-19.
FORÇA DAS PARÓQUIAS
Para a festa acontecer neste ano foi preciso unir forças da paróquia Menino Jesus de Praga com a paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Um dos responsáveis pela festança religiosa é o padre Nelson Ramos. Ele reforçou a importância da tradição Festa dos Machados e o esforço de toda comunidade para a realização.
“Quase que não teve a festa, e a junção das duas paróquias foi necessária. Junto com o padre Lacerda da Paróquia Menino Jesus de Praga, tivemos essa ideia de juntar as paróquias e voltar com a festa dos Machados e tocar daqui para frente. Não queremos deixar essa festa tradicional que acontece há tanto tempo aqui em Araraquara terminar. É uma tradição tão bonita na cidade”, lembrou.
O padre apontou que são aguardadas em torno de mil pessoas por noite e a expectativa é grande.
“A expectativa é a melhor possível, já faz dois anos que não fazemos, e estamos com muita procura. Vai ser uma grande festa depois de dois anos estamos voltando. E as duas paróquias somam e o público será bem maior, porque a vontade de fazer a festa é muito grande”, avaliou.
Para o voluntário Gilberto Aparecido Pinheiro da Silva, de 48 anos, o retorno da festa é muito aguardado. Ele está em sua 16º participação e frisou a importância da religiosidade do evento.
“Para mim é uma das melhores festas de Araraquara, é muito importante a parte religiosa porque comemoramos a Nossa Senhora padroeira da comunidade dos Machados e da paróquia”, apontou.
A cozinheira Helena lembrou que a paróquia e a comunidade dos Machados são a sua família, e que apesar de problemas de saúde, a vontade e a fé foram maiores.
“Isso está no meu sangue, eu gosto muito da festa e adoro participar. Aqui é minha família, sempre frequentei a paróquia. Eu nem ia trabalhar esse ano por conta da minha saúde, eu sinto muitas dores mas estou aqui, Nossa Senhora quis e me ajudou”, finalizou.
SERVIÇO
Festa dos Machados
Início: 06 de maio às 18 horas
Outras informações através do número (16) 33373322 ou (16)996415527
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
06 de maio Show com Trio 90
07 de maio Show com André e Mari
13 de maio Jaime e Fernando
14 de maio Debelê
20 de maio Ação entre amigos
21 de maio Nema e Amigos
27 de maio Ação entre Amigos
28 de maio Lê e Amigos