A hamburgueria Theodoro’s Burguer, em Araraquara, foi alvo de racismo nesta quarta-feira (11), quando a porta do estabelecimento foi pichada com as palavras “macaco” e “senzala”. Com a repercussão do caso, a hamburgueria ganhou mais de 10 mil seguidores no Instagram e teve o recorde de vendas em uma noite.
O instagram da hamburgueria (@theodoros_burguer) tinha cerca de 3 mil seguidores. Na manhã desta sexta-feira (13), já eram mais de 14 mil pessoas seguindo. Nas redes sociais, muitas pessoas demonstraram apoio ao proprietário do estabelecimento e a hamburgueria teve recorde de vendas na noite de quinta-feira (12), tendo que encerrar os pedidos mais cedo devido ao grande volume de clientes.
Bruno conta que o aplicativo do Instagram travou várias vezes por conta do número de mensagens que recebeu. “São mensagens de apoio, carinho e até mesmo de pedidos de hambúrguer de pessoas de outras cidades e Estados, neste caso para que eu possa doar o burguer para alguém que precise. Achei demais essa iniciativa! Pois além de me apoiar, se torna uma outra corrente de ajuda à pessoas que estão precisando”, conta.
Ele agradeceu o carinho de todos os amigos e clientes. “Estou tentando responder cada pessoa que me mandou mensagem, sei que vou demorar um pouco. Mas é o mínimo que posso fazer depois de receber tanto carinho”, diz.
RACISMO
Bruno viu as palavras pichadas na porta de seu estabelecimento, que fica na rua Carlos Gomes, no Centro, quando chegou ao local no final da tarde para trabalhar, na quarta-feira (11). “No geral nunca imaginei passar por uma descriminação tão explícita e sempre achei que se um dia passasse por essa situação estaria preparado para me defender! Mas não foi assim, me senti incapaz de poder responder a altura”, conta.
Naquela hora, Bruno fez uma postagem nas redes sociais e passou a noite trabalhando. Antes de ir embora, pintou a porta de madrugada e apagou as palavras racistas. “Ver essa galera querendo conhecer a minha história e tentando apoiar da melhor maneira…não tenho palavras que eu possa expressar tal sentimento. Mas está sendo fantástico!”, diz.
Ele conta que ainda não teve tempo de ir atrás das câmeras de segurança para identificar os criminosos. “A minha rotina já é uma correria, pois na hamburgueria tenho que fazer um pouco de tudo, algumas pessoas não sabem quem somos e não conhecem a nossa estrutura. Somos uma hamburgueria com menos de 25 metros quadrados e nosso quadro de funcionário é muito pequeno, eu e uma funcionária”, explica.
Com o aumento nas vendas, está ainda mais corrido. “Não estava preparado para tanto. Mas a nossa dedicação ao trabalho vai superar qualquer dificuldade”, finaliza.