A Prefeitura de Araraquara concentrará a vacinação contra a Covid-19 e a dengue em nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na unidade do Sesa, a partir desta quinta-feira (15).
As UBSs que oferecerão as vacinas são as do Jardim Ieda, Vale do Sol, Melhado, Selmi Dei IV, Jardim Maria Luiza, Selmi Dei I, Parque São Paulo, Jardim América e Hortências, além da unidade do Sesa, que já concentrava a vacinação contra a dengue.
Nessas nove unidades, o horário de atendimento durante a semana será das 8h às 16h, com exceção das quintas-feiras, quando o atendimento será estendido até as 19h. Na unidade do Sesa, o atendimento será das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
É necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto.
No caso da vacina contra a Covid-19, o objetivo é otimizar a distribuição das doses enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Está disponível a vacina monovalente (XBB) da Moderna para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, incluindo aquelas que já completaram o esquema vacinal, e para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como idosos com 60 anos ou mais e portadores de comorbidades. A vacina também está disponível para quem ainda não recebeu nenhuma dose e deseja iniciar o esquema vacinal.
Já a campanha de vacinação contra a dengue visa aumentar a adesão, que atualmente está baixa na cidade. O primeiro lote de vacinas contra a dengue foi distribuído em Araraquara pelo Governo do Estado em junho e começou a ser aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no dia 17 daquele mês, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Desde então, foram aplicadas 772 doses, o que equivale a 5,53% do público-alvo. Cada criança e adolescente deve receber duas doses da vacina com um intervalo de 3 meses. Se a criança ou adolescente tiver sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Essa faixa etária, dos 10 aos 14 anos, é a que apresenta mais internações pela doença em nível nacional.
SERVIÇO
VACINAÇÃO CONTRA DENGUE E COVID-19
A partir de 15/08
Unidades de saúde do Ieda, Vale do Sol, Melhado, Selmi Dei I, Selmi Dei IV, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, Jardim América e Hortências
- Das 8h às 16h – com exceção das quintas-feiras, quando o atendimento será estendido até as 19h nas 9 unidades.
- Unidade do Sesa (região central) – Das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira
DENGUE – Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
COVID-19 – Vacina monovalente (XBB) para grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Pessoas imunocomprometidas
- Gestantes e puérperas
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
- Indígenas
- Ribeirinhos
- Quilombolas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos)
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua
*Quem ainda não completou o esquema primário (1ª e 2ª doses) também pode se vacinar.
Documentos necessários: Levar carteira de vacinação e documento pessoal com foto.