A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), para toda a população. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves de gripe, que também pressionam o sistema de saúde, evitando ainda sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
A campanha nacional de imunização contra a gripe começou no dia 12 de abril, priorizando crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. Os idosos entraram na segunda etapa de vacinação, em maio, para evitar conflitos com o calendário de imunização contra a covid-19. Na terceira etapa, foram priorizadas pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros. Em seguida, a vacina foi aberta a toda população com idade acima dos seis meses.
A meta é ampliar a cobertura vacinal da campanha que hoje, em Araraquara, considerando o público em geral, está em 62,8% de adesão. Dos 94.713 araraquarenses que fazem parte do público-alvo, 59.520 tomaram a vacina.
Considerando somente o grupo de crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses, a adesão chega a 65,2%. Somente gestantes, a adesão está em 57%, e puérperas, 77%. Já a adesão dos idosos, até o momento, está em 58%, e professores, 59%.
É importante ressaltar que o imunizante contra a Covid-19 deve ser priorizado. E, caso a pessoa tenha recebido a vacina contra a covid-19, é necessário aguardar um intervalo de 14 dias para se vacinar contra a gripe e vice-versa. Por isso, é importante que você leve o seu cartão de vacinas no dia em que for se vacinar para ajudar no controle do profissional de saúde.
Em Araraquara, a vacina contra a gripe está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas, com exceção dos postos do Iedda, Vila Xavier, Santana e unidade do Sesa.