A longa estiagem que atinge a região traz preocupações relacionadas ao abastecimento.
Segundo o Climatempo, são 40 dias sem chuva alguma, e 65 dias sem chuvas acima de 10 mm, então, economizar água passa a ser ainda mais importante para evitar medidas mais drásticas, como o racionamento.
De acordo com a diretora de resíduos sólidos e recursos hídricos do Daae Araraquara, Simone Cristina de Oliveira, a seca enfrentada pela região é preocupante e, por isso, as questões relacionadas a capacidade hídrica merecem atenção redobrada
VEJA TAMBÉM
Praça tradicional de Araraquara perde calçada e ganha problemas
Sexta-feira será de sol e tempo seco em Araraquara
“Hoje nós temos um programa, que é da Agência Nacional de Águas e ele aponta diariamente essas condições de severidade, em relação ao regime hídrico, que temos enfrentado. A região de São Paulo, sobretudo na região Central, esta em um período de grande estiagem. E nós já vimos isso acontecer em 2014 e agora estamos, novamente, passando por um período bastante preocupante”, explica Simone.
Segundo a diretora, Araraquara conta com um sistema misto de abastecimento, com águas superficiais e subterrâneas, que são diariamente monitoradas e avaliadas por uma equipe do departamento; segundo ela, a situação ainda esta sob controle, mas diante do quadro atual, é preciso manter o alerta
“Estamos com essa preocupação porque os reservatórios não estão sendo abastecidos, em função desse período de seca. O que temos feito é monitorar e, se necessário, vamos fazendo manobras, enviando água de um setor para outro. Ainda estamos conseguindo controlar, mas é preciso atenção com esse período”, afirma.
Simone explica que, se necessário, medidas mais drásticas, como um racionamento, podem entrar em pauta. No entanto, neste momento, o Daee tem priorizado ações como o monitoramento diário e a conscientização da população
“A gente tem feito esse monitoramento diário e se for necessário vamos avisara população e fazer uma intensificação, mas por enquanto, o Daae tem priorizado muito nesse monitoramento diário e focando na conscientização da população”, ressalta.
A diretora reforçou que as redes sociais do departamento têm sido utilizadas diariamente para divulgar alertas para que a população faça uso racional da água.
“Não adianta , neste período, manter a cultura do desperdício, lavando carro ou calçada. Se a gente está em um período de atenção a idéia é realmente economizar para que não falte. São as regras básicas que sempre falamos, que é a de não deixar a torneira aberta se não estiver usando, fazer o reuso da água, entre outro cuidados”, finaliza.
LEIA MAIS
4 dicas para organizar a rotina de preparação para o Enem