- Publicidade -

AraraquaraCotidianoAraraquara inicia instalação de novos radares fixos; saiba locais

Araraquara inicia instalação de novos radares fixos; saiba locais

Equipamentos foram colocados, mas ainda aguardam detalhes e homologação para entrar em funcionamento

- Publicidade -

Novos radares fixos podem começar a funcionar em Araraquara nos próximos dias. Isso porque a prefeitura instalou a infraestrutura física para novos equipamentos de fiscalização eletrônica em quatro locais, mas ainda aguarda homologação para iniciar a operação.


Ao acidade on, a secretaria municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana afirmou que os equipamentos foram contratados na gestão anterior (leia abaixo), mas fazem parte do planejamento de segurança viária. As estruturas estão nos seguintes cruzamentos com velocidade de até 50km/h:

- Publicidade -


• Rua Castro Alves com a Rua José Bonifácio;
• Rua Castro Alves com a Avenida Barroso;
• Avenida Padre Francisco Salles Colturato com a Rua Carlos Gomes;
• Alameda Paulista, nas proximidades do número 2817.

Sete novos pontos começaram a receber novos radares para fiscalização de velocidade (Foto: Walter Strozzi)

A prefeitura informou ainda que mais três locais receberão as obras de infraestrutura:


• Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira com a Alameda Rogério Pinto Ferraz;
• Rua Nove de Julho com a Rua Professor Jorge Corrêa;
• Avenida Bento de Abreu com a Rua Major Carvalho Filho.

A secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana explicou que os locais foram definidos com base em critérios técnicos, como o histórico de acidentes, fluxo de veículos e características das vias. O objetivo é reforçar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.


Apesar da conclusão da estrutura física, os radares ainda passarão pela montagem interna dos dispositivos. No caso da fiscalização de velocidade, os aparelhos precisam de aferição obrigatória do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), conforme determina a legislação.

- Publicidade -
Sete novos pontos começaram a receber novos radares para fiscalização de velocidade (Foto: Walter Strozzi)


A instalação dos novos equipamentos está prevista no contrato vigente com a empresa responsável pelo sistema de fiscalização. Com isso, não há custo extra ao município neste momento. A prefeitura também estuda, com base em indicadores de trânsito, a implantação de novos pontos de fiscalização eletrônica em outras regiões da cidade.

CONTRATO ASSINADO EM 2024

Desde o último dia 16 de outubro de 2024, uma nova empresa assumiu a fiscalização eletrônica de trânsito por 12 meses a um custo total de R$ 7,2 milhões. O acordo prevê a instalação de radares fixos com leitores de placas, radares de semáforo vermelho com leitores de placas, controle de tráfego de veículos, equipamentos e estudos técnicos, bem como serviços de processamento de multas.

A última vez que houve a instalação de novos radares em Araraquara foi em janeiro deste ano na Rua José Barbieri Neto, na confluência com a Avenida Dom Carlos Carmelo, no Jardim Botânico, em ambos os sentidos – tanto Fonte a Bueno de Andrada quanto o sentido contrário; na Avenida Padre José de Anchieta, no cruzamento com a Avenida José Nogueira Neves, no Melhado, sentido Centro ao bairro; e na Avenida Francisco Vaz Filho, com a Avenida dos Estados, no Jardim Brasil, sentido bairro ao Centro.

- Publicidade -

Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas