- Publicidade -

AraraquaraCotidianoAraraquara intensifica cuidados de população em situação de rua em 'Operação Inverno'

Araraquara intensifica cuidados de população em situação de rua em ‘Operação Inverno’

Programa da secretaria de Desenvolvimento Social começou no meio de maio e se estende até setembro

- Publicidade -

Pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social podem procurar serviços e ações realizadas pela ‘Operação Inverno’ para se aquecer em período de frio intenso.

O programa da secretaria de Desenvolvimento Social começou no meio de maio e se estende até setembro.

- Publicidade -

Durante os dias de baixas temperaturas, as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) atuam com busca ativa e abordagens, encaminhando essas pessoas aos serviços de acolhimento.

Durante a operação o Centro POP recebe alimentos quentes no cardápio diário e as vagas da Casa de Acolhida são ampliadas. Cobertores também são distribuídos àqueles que recusam a dirigir-se aos abrigos fechados.

A população também pode acionar os serviços de assistência à pessoas em situação de rua no município.

Os canais de atendimento são:

  • Centro-Pop/SEAS: (16)3331-2313
  • Casa de Acolhida: (16)3336-7510
  • Celular 24 horas: (16) 99782-3770

Atendimentos à população em situação de rua

Entre janeiro e maio de 2025, o SEAS já prestou 617 atendimentos a 473 pessoas. No Centro Pop, foram 1.330 atendimentos para 715 pessoas.

- Publicidade -

Já a Casa de Acolhida “Assad-Kan” realizou 6.588 atendimentos para 923 pessoas. Dentre essas ações, foram 2.938 pernoites e mais de 8.500 refeições servidas. Os números também incluem o fornecimento de passagens, cadastros de usuários no Cadastro Único e atendimentos técnicos.

Ao chegar no local, após cadastro e triagem, é fornecido um kit contendo toalha de banho, roupa de cama, roupas para uso, sabonete, escova de dente e outros produtos de higiene pessoal. No quarto, o atendido tem à disposição uma cama e um armário para guardar seus pertences. São servidas quatro refeições ao dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

A Casa de Acolhida funciona 24 horas por dia. No Centro Pop, o atendimento acontece das 8h às 16h. Nos dois locais o acolhimento acontece tanto com encaminhamento das equipes quanto por demanda espontânea, ou seja, quando a pessoa procura o serviço por conta própria.

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas