Pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social podem procurar serviços e ações realizadas pela ‘Operação Inverno’ para se aquecer em período de frio intenso.
O programa da secretaria de Desenvolvimento Social começou no meio de maio e se estende até setembro.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Durante os dias de baixas temperaturas, as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) atuam com busca ativa e abordagens, encaminhando essas pessoas aos serviços de acolhimento.
Durante a operação o Centro POP recebe alimentos quentes no cardápio diário e as vagas da Casa de Acolhida são ampliadas. Cobertores também são distribuídos àqueles que recusam a dirigir-se aos abrigos fechados.
A população também pode acionar os serviços de assistência à pessoas em situação de rua no município.
Os canais de atendimento são:
- Centro-Pop/SEAS: (16)3331-2313
- Casa de Acolhida: (16)3336-7510
- Celular 24 horas: (16) 99782-3770
Atendimentos à população em situação de rua
Entre janeiro e maio de 2025, o SEAS já prestou 617 atendimentos a 473 pessoas. No Centro Pop, foram 1.330 atendimentos para 715 pessoas.
Já a Casa de Acolhida “Assad-Kan” realizou 6.588 atendimentos para 923 pessoas. Dentre essas ações, foram 2.938 pernoites e mais de 8.500 refeições servidas. Os números também incluem o fornecimento de passagens, cadastros de usuários no Cadastro Único e atendimentos técnicos.
Ao chegar no local, após cadastro e triagem, é fornecido um kit contendo toalha de banho, roupa de cama, roupas para uso, sabonete, escova de dente e outros produtos de higiene pessoal. No quarto, o atendido tem à disposição uma cama e um armário para guardar seus pertences. São servidas quatro refeições ao dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.
A Casa de Acolhida funciona 24 horas por dia. No Centro Pop, o atendimento acontece das 8h às 16h. Nos dois locais o acolhimento acontece tanto com encaminhamento das equipes quanto por demanda espontânea, ou seja, quando a pessoa procura o serviço por conta própria.