- Publicidade -
CotidianoAraraquara irá implantar mais de cem câmeras inteligentes

Araraquara irá implantar mais de cem câmeras inteligentes

Objetivo é intensificar o controle e o monitoramento das vias com grande circulação de pessoas e veículos, além das entradas da cidade

- Publicidade -

A Secretaria de Segurança de Araraquara deve concluir até outubro, a implantação de mais 102 câmeras inteligentes – somando 140 equipamentos instalados em toda a cidade.

De acordo com o Coronel João Alberto Nogueira Junior, secretário da pasta, o objetivo é intensificar o controle e o monitoramento das vias públicas, em áreas com grande circulação de pessoas e veículos, centros comerciais, e, em especial, as principais entradas e saídas do município, através do Programa Muralha Eletrônica, com câmeras que detectam veículos com pendência criminal.

- Publicidade -

A implantação dos novos equipamentos deve custar R$ 1,8 milhão.

“São câmeras que apresentam novas e modernas funcionalidades, como leitura de placas veiculares, contagem de veículos para finalidades estatísticas, análise comportamental e facial, além do monitoramento do trânsito”, explica o secretário municipal, acrescentando que as câmeras estarão integradas aos sistemas Detecta e Córtex.

VEJA TAMBÉM

Justiça concede ‘saidinha’ temporária para 285 presos de Araraquara

Madrasta é presa em Matão após ser condenada por colaborar com tortura de enteados

- Publicidade -

ENTENDA

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente do Estado de São Paulo, composto por monitoramento com uso de câmeras e combinado com um banco de dados de informações policiais, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran. O Município de Araraquara tem convênio com o Estado no âmbito do Programa Detecta.

Já o sistema Córtex, implantado pelo Ministério da Justiça, é uma plataforma de dados, cujo objetivo é a gestão de operações de segurança pública para atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e instituições colaboradoras. A plataforma também monitora atividades e indicadores da execução das operações de segurança pública e provê consciência situacional por meio de funcionalidades desenvolvidas com base na integração a webservices de interesse da segurança pública. 

O novo sistema de videomonitoramento de Araraquara terá armazenamento de imagens em nuvem, localmente e em NVR, permitindo o arquivamento de imagens pelo tempo necessário, conforme os prazos estabelecidos em lei.

Dois destes equipamentos de inteligência artificial foram instalados neste mês no viaduto da Barroso. No viaduto, já estão em operação duas câmeras de videomonitoramento de alta tecnologia, 360 graus, que possibilitam a operação do COI. Elas possuem alcance de cerca de 5 quilômetro de cobertura, garantindo a captura de imagens da Via Expressa e também do viaduto da Duque de Caxias.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -