O número de homicídios em Araraquara nos cinco primeiros meses de 2025 é três vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) nesta segunda-feira (30).
Entre janeiro e maio deste ano, Araraquara contabilizou nove homicídios, contra apenas dois registrados no mesmo período do ano passado. Além disso, o número de mortes violentas neste início de 2025 já supera todos os casos registrados ao longo de 2024, quando foram contabilizados seis assassinatos no total.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Segundo o delegado seccional de Araraquara, Fernando Giaretta, a maioria dos crimes em 2025 está relacionada ao consumo de álcool ou entorpecentes. “São casos que ocorreram por desentendimentos momentâneos, sem planejamento ou premeditação”, explica o delegado.
Apesar do aumento, Giaretta afirma que todos os homicídios registrados este ano já foram esclarecidos pela polícia.
Relembre os casos de homicídios em Araraquara em 2025:
Fevereiro
- Linchamento na Vila Nova
O primeiro homicídio do ano ocorreu após uma briga de bar terminar no linchamento de um homem de 27 anos, na Vila Nova, em Araraquara.
Leia mais sobre o caso - Idoso encontrado morto no Jardim Brasília
Antônio Ferreira de Souza, de 75 anos, foi encontrado morto com sinais de violência dentro de casa, no Jardim Brasília.
Veja os detalhes - Pintor espancado morre na Santa Casa
O pintor Rogério Fabiano Gonçalves, de 41 anos, morreu na Santa Casa após ficar internado desde o dia 11 de janeiro, quando foi espancado.
Saiba mais sobre o caso
Março
- Discussão entre irmãos termina em morte
No dia 1º de março, um homem de 39 anos foi morto a tiros pelo próprio irmão, de 36 anos, após uma discussão por uma caixa de som no Jardim Roberto Selmi Dei. Leia mais sobre o caso - Homem morto por vigilante após tentativa de furto
Em 10 de março, Igor Gabriel Maciel, de 26 anos, suspeito de furtar pneus, foi morto pelo vigilante de uma empresa próximo ao bairro Aparecidinha. Leia mais sobre o caso - Baleado em baile funk morre após dias internado
Erivelton Santos Anunciação, de 32 anos, atingido por tiros em um baile funk no bairro dos Machados, no dia 8 de março, morreu na Santa Casa no dia 15. Leia mais sobre o caso - Homem esfaqueado no Jardim Adalberto Roxo
Também no dia 15 de março, um homem de 49 anos foi assassinado com facadas. O autor havia saído recentemente da prisão. Leia mais sobre o caso
Abril
- Crime durante confraternização no Vale do Sol
No dia 13 de abril, um homem de 24 anos foi preso após matar um colega e ferir outro com golpes de faca, durante uma confraternização de trabalhadores da construção civil.
Confira mais informações
Maio
- Homem encontrado morto no Jardim Paraíso
Lindomar Batista da Silva, de 47 anos, foi encontrado morto ao lado de um veículo no Jardim Paraíso, com cortes profundos pelo corpo.
Leia a notícia completa