Novo boletim emitido pela secretaria municipal de Saúde nesta segunda-feira (19) apontou que Araraquara registrou mais 492 notificações positivas e somou, desde o início do ano, 14.582 casos de dengue. A cidade enfrenta a terceira maior epidemia da doença na última década.
O número representa um salto em relação ao boletim anterior, divulgado na sexta-feira (16), quando a cidade somava 14.090 casos. Também houve redução no número de internações: de 18 para 13 pessoas internadas em hospitais públicos e privados da cidade.
Atualmente, 796 moradores aguardam o resultado de exames laboratoriais para confirmação ou descarte da doença. A faixa etária mais atingida segue sendo a de 35 a 49 anos, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde.
Desde janeiro, Araraquara confirmou cinco mortes provocadas pela dengue. Outros nove óbitos estão sob investigação. A cidade também contabiliza nove casos de chikungunya — doença que, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A orientação da secretaria é para que a população colabore com a eliminação de criadouros do mosquito em casa e procure uma unidade de saúde ao menor sinal de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

ATENDIMENTO PARA SUSPEITA DE DENGUE EM ARARAQUARA
Para atender à demanda de casos suspeitos, a Prefeitura possui uma unidade exclusiva para atendimento no antigo CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região). Além disso, cinco unidades de saúde passaram a atender em horário ampliado diariamente – Selmi Dei 4, Cecap, Santa Angelina, Melhado e Jardim Paulistano funcionam até as 20h30. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30.
O dengário funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, e está localizado na Rua Antônio Ivo Magnani, 430, na Fonte Luminosa. O espaço possui pontos de hidratação para atendimento adequado de adultos e pré-adolescentes a partir de 11 anos. Crianças de até 10 anos devem buscar atendimento nos postos de saúde ou, em casos de urgência, na Unidade de Retaguarda do Melhado ou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde. Adultos devem procurar as UPAs do Valle Verde e da Vila Xavier ou a Unidade de Retaguarda do Melhado em caso de emergência.
A administração municipal informou ainda que implantou pontos de hidratação nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Paralelamente, a vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos ocorre em todos os postos de saúde. Basta levar a carteira de vacinação e um documento com foto.