Araraquara chegou, nesta segunda-feira (25), a dez mortes confirmadas por dengue. A atualização é da Prefeitura, que informou duas novas vítimas no fim de semana e confirmou dois óbitos que vinham sendo investigados pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Segundo dados da Vigilância em Saúde, a cidade possui 4.504 casos confirmados da doença nestes primeiros quatro meses de 2022. Destes, 150 foram registrados em janeiro, 696 em fevereiro, 2.656 em março e 1.002 em abril – até agora.
Ao todo, a cidade possui dez mortes causadas pela dengue. Os dois óbitos suspeitos que estavam sendo investigados no SVO foram confirmados no fim de semana e ambos os pacientes estavam internados em hospital da rede privada.
Foram registrados neste fim de semana outras duas mortes de pacientes diagnosticados com dengue, que possuíam comorbidades e estavam internados em hospital da rede privada: um homem de 88 anos, que faleceu no sábado (23), e um homem de 83 anos, que faleceu nesta segunda-feira (25). A Prefeitura lamentou as mortes e se solidarizou com as famílias.
Vale lembrar que os sintomas de dengue é febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
ATENDIMENTO
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas.
Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.