Araraquara perdeu nesta manhã de sábado (17), a notável professora emérita da Unesp, Maria Helena de Moura Neves, em decorrência de sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC).
Uma das grandes pesquisadoras em gramática e referência em língua portuguesa no mundo, a araraquarense estava com 90 anos. Muito querida pela cidade, era notória por sua lucidez, inteligência e profissionalismo.
Maria Helena era professora aposentada voluntária do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara.
LEIA TAMBÉM
Confira o trajeto da Caravana da Coca-Cola hoje em Araraquara
Campanha de Adoção de Animais é realizada neste sábado em Araraquara
PESQUISADORA DE DESTAQUE
Em fevereiro deste ano, ela venceu na categoria sênior o Prêmio Ester Sabino, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para premiar mulheres cientistas de destaque.
Com mais de 20 livros publicados, a araraquarense foi doutora em Letras Clássicas (Grego e alemão) pela Universidade de São Paulo (USP), livre-docente em Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também lecionou na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A Associação de Linguística Aplicada do Brasil emitiu uma nota sobre o falecimento e enalteceu a brilhante carreira da araraquarense.
Nas redes sociais, inúmeros ex-alunos prestam homenagens à professora:
“A morte não é o fim… Caio Fernando Abreu tem um texto que diz que, após a morte, uns viram pó. Outros caem igual estrela do céu. Outros só viram a esquina. Mas tem aqueles que nunca vão embora. Porque ficam na lembrança! Dia triste. Morre Maria Helena de Moura Neves, a dona da gramática. Ao lado dela, tudo era aula. De linguagem. E de vida. Mas a morte não é o fim”, disse Adriana Figueiredo.
O velório será realizado na Funerária Bom Jesus, na cidade de Araraquara, hoje, a partir das 13h30, com sepultamento às 16h30.