- Publicidade -
CotidianoAraraquara terá 14 feriados e pontos facultativos em 2021

Araraquara terá 14 feriados e pontos facultativos em 2021

Para os empresários locais a parada significa prejuízo; veja a lista dos feriados e pontos facultativos deste ano

- Publicidade -

Comércio fecha em feriados e pontos facultativos (Foto: Amanda Rocha)

 
O ano de 2021 deverá ser de desafio para os empresários araraquarenses. Além de tentar reduzir os impactos provocados pela pandemia da covid-19 na economia, a classe terá pela frente, também, os feriados previstos para o próximo ano. Para o setor do comércio varejista, as portas fechadas são sinônimo de prejuízo.

No total, serão onze feriados e pontos facultativos nacionais no ano que vem. Quatro desses serão prolongados, como o dia 1 de janeiro (Dia da Confraternização Universal); 16 de fevereiro (Carnaval); 2 de abril (Sexta-feira Santa) e 15 de novembro (Proclamação da República).

- Publicidade -

Cinco cairão em dias úteis, como 21 de abril (Dia de Tiradentes); 3 de julho (Corpus Christi); 7 de setembro (Dia da Independência); 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de outubro (Dia de Finados). Outros dois cairão em finais de semana, como o 1 de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal)

Para o presidente do Sincomercio Araraquara, Antonio Deliza, os feriados em dias úteis e prolongados prejudicam as vendas e a retomada da economia, principalmente para o comércio de rua. Para ele, o Congresso deveria rever as datas.  

“Atrapalha muito o comércio, principalmente o comércio de rua, que não podem trabalhar. Em ano de pandemia, a sugestão que eu daria para o Congresso Nacional é que se guardasse os três mais importantes e no restante houvesse um acordo para poder trabalhar”, diz ele.

Além dos feriados nacionais, há o feriado estadual de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista de 1932), que cai em uma sexta-feira e dois que são municipais: 22 de agosto (Dia do Aniversário de Araraquara), um domingo e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), um sábado.

Para o presidente de Associação Comercial e Industrial de Araraquara, José Janone Júnior, os feriados em dias úteis quebram a rotina de vendas, prejudicando novos negócios.

- Publicidade -

“Tem muitas coisas que poderiam ser feitas para evitar prejuízos, como empurrar para segundas, por exemplo, ou ainda acabar com os feriados municipais, por exemplo. Um dia de porta fechada é um dia perdido. Esse excesso de feriados é ruim para todos”.

Criado pelo senador Dário Berger (MDB/SC), o projeto de lei que estabelece que se comemore por antecipação, nas segundas-feiras, os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrerem nos sábados e domingos, foi aprovado pelos senadores e está, agora em tramitação na Câmara dos Deputados.  

 

Lista de feriados nacionais em 2021
– 1º de janeiro (sexta): Confraternização Universal
– 2, 3 e 4 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 2
– 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
– 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
– 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
– 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
– 2 de novembro (terça-feira): Finados
– 13, 14 e 15 de novembro (sábado, domingo e segunda): Proclamação da República é dia 15
– 25, 26 e 27 de dezembro (quinta a sábado): Natal é dia 25 

Lista de pontos facultativos nacionais em 2021
– 13 a 17 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na Quarta-Feria de Cinzas
– 3 junho (quinta-feira): Corpus Christi
– 28 de outubro (quinta): Dia do Servidor Público
– 24 de dezembro (sexta-feira): véspera de Natal ponto facultativo após as 14h
– 31 de dezembro (sexta-feira): véspera de Ano Novo ponto facultativo após as 14h

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -