A advogada araraquarense Débora Passos foi nomeada nesta semana para o cargo de auditora do Tribunal da Justiça Desportiva Antidopagem, que é o responsável por julgar os processos referentes a violações às regras antidopagem no Brasil.
“Foi um objetivo alcançado. Eu não esperava que fosse tão rápido, porém minha dedicação me levou a esta indicação e serei digna da confiança depositada”, fala com orgulho sobre o novo desafio.
Débora Passos vai ocupar o cargo que tem mesma função de uma juíza na justiça comum. “A procuradoria apresenta a denúncia, é marcado o julgamento pelo Presidente da Câmara, que determina o relator do processo. E ainda outros três auditores proferem seus votos”, explica.
TRAJETÓRIA
Débora, que é economista e advogada, conta que para chegar onde queria precisou se dedicar muito. Ela iniciou seus estudos de pós em direito desportivo em março de 2020, na ESA/SP.
“Desde que iniciei a pós, busquei me envolver em grupos de estudos, me filiei ao Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e me inscrevi como defensora dativa no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, participando de treinamentos, palestras e discussões”, conta.
Em outubro de 2020, ela recebeu convite para participar como auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Paulista de Futsal. Na sequência, vieram oportunidades de participar de outros Tribunais.
Ela também foi membro efetiva da Comissão de Direito Desportivo da OAB/Santana em 2021. No mesmo ano, foi indicada para o TJD-AD como procuradora. Porém, no final do ano passado, houve a indicação para o cargo de auditora como suplente e o seu nome foi aprovado.
“Deve-se estudar muito para que o julgamento seja justo e é assim que eu pretendo atuar. Estou estudando sobre doping desde a Universidade, meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre Doping e despertou um interesse enorme em me aprofundar no assunto”, diz.
Débora Passos lembra que o Doping se baseia em três princípios: igualdade, saúde e ética, mais conhecida como fair play ou jogo limpo. “O que a função exige é julgar segundo estes parâmetros, para proteção dos atletas”, finaliza.