- Publicidade -
CotidianoAtendimento no dengário do Cear tem horário reduzido

Atendimento no dengário do Cear tem horário reduzido

Decisão foi motivada pelo baixo fluxo de pacientes no período noturno

- Publicidade -

Atendimento no dengário do Cear tem horário reduzido (Foto: Amanda Rocha)

O horário de funcionamento do Polo de Atendimento de Pacientes com Suspeitas de Dengue do Cear, o dengário do Cear, será alterado a partir deste sábado (1).  

De acordo com Joice Nogueira, secretária interina de Saúde, a decisão de encerrar o atendimento às 18 horas e não mais às 20 horas, como vinha ocorrendo nos últimos meses, foi motivada pelo baixo fluxo de pacientes no período noturno. Após esse horário, o paciente pode se dirigir a uma das três unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).  

- Publicidade -

O número de notificações de casos de dengue vem caindo, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, que atribui essa desaceleração de transmissão da doença no município às temperaturas mais amenas e também às ações intensivas para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos bairros da cidade, incluindo reforço na equipe de controle de vetores com a contratação de apoiadores de combate à dengue, a realização de bloqueios casa a casa, aplicação de larvicida, nebulização, mutirões, fumacê e arrastão com vistoria nos quintais.  

Por conta desta redução de notificações, o dengário que funcionava na região central, na Rua Voluntários da Pátria (Rua5), já teve as atividades encerradas na semana passada. Nas últimas semanas, dos cerca de 100 atendimentos diários prestados, uma notificação de dengue foi registrada, em média. E, em alguns dias, não houve notificação.  

O dengário do Cear foi aberto no dia 2 de fevereiro para desafogar os atendimentos nas UPAs, que aumentaram muito diante da epidemia de dengue, principalmente as UPAs do Centro e da Vila Xavier. Houve uma reorganização da rede básica para agilizar o atendimento médico. Este atendimento continuará sendo prestado no dengário do Cear, todos os dias incluindo sábados e domingos, mas agora das 7h às 18h. As pessoas com suspeita de dengue também podem procurar atendimento nas três UPAs – Central, Vila Xavier e Valle Verde -, e nos postos de saúde.  

Durante todo o processo de combate à dengue, que continua nos bairros, denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-7740440, ou através do Whatsapp da Prefeitura (16) 99760-1190 e pelas redes sociais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -