As autuações por direção sob influência de álcool tiveram queda em Araraquara no acumulado do ano. De janeiro a setembro foram 110 multas contra 126 no mesmo período de 2024, ou seja, uma diminuição de 12,7% segundo os dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo).
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Na cidade, 3.081 condutores foram fiscalizados em cinco operações este ano, 12 deles foram detidos por embriaguez ao volante.
Já em 2024 foram quatro operações no período, com 3.792 condutores abordados.
“Os locais de maior incidência [de alcoolemia] são as vias de velocidade mais rápidas como a Avenida Bento de Abreu, Rua Maurício Galli, Alameda Paulista e Avenida 36 [Padre Francisco Salles Colturato]”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Sírio Santos Magalhães Júnior.
DIFERENÇA ENTRE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E DIREÇÃO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir sob influência de álcool, em qualquer quantidade, é considerado infração gravíssima. Caso o índice identificado no teste de etilômetro seja de até 0,34 mg ou o mesmo se recuse a soprar o bafômetro, a penalidade inclui multa de R$2.934,73 e a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por 12 meses.
Em casos que o índice for acima de 0,34 mg, a autuação se caracteriza como embriaguez ao volante, e, além da multa e da suspensão da carteira de habilitação, o condutor corre risco de ser condenado pela Justiça e poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão.
Em caso de reincidência, o condutor pode ter a habilitação cassada, perder o direito de dirigir por dois anos, além de ter que refazer aulas em uma autoescola para tirar a CNH novamente.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on Araraquara: (16) 99151-3088.

