Em 2020, no auge da pandemia de COVID 19, os blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina cancelaram seus calendários de festas e começaram a produzir vídeos sobre cultura popular. A websérie acabou sendo premiada pelo Proac, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
A partir desta sexta-feira (24), nas redes sociais do Petit PhUÁ: Instagram, Facebook e YouTube, será disponibilizado o primeiro episódio do projeto, que recebeu o nome de “Estórias e Histórias do Interior”.
Segundo Weber Fonseca, produtor do bloco Petit PhUÁ, o foco da websérie é trazer temas que contam características do modo de vida do interior, da chamada cultura caipira que, de alguma forma, define nossa identidade.
VEJA TAMBÉM
E-games: Américo Brasiliense realiza Campeonato FIFA 2022
Confira os dias e horários das feiras de artesanato em Araraquara
“A chave deste projeto é que justamente ao falarmos de Araraquara, onde estão sediados nossos blocos, estamos falando de uma identidade comum a tantas cidades de interior, como por exemplo, os topônimos indígenas, as festas de Santos, festa populares, as praças e os mercados públicos, bem como os ciclos agrícolas que definiram nossa economia e nossa constituição social.”
Os episódios serão disponibilizados às sextas-feiras e se estendem até o dia 12 de maio, véspera da celebração de Nossa Senhora de Fátima, o último vídeo da série.
Os episódios são: Interior, Rio Mogi e Rio Jacaré, Cana-de-açúcar, Café, Laranja, Praças, Mercados, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa dos Machados, Hortas, Migrações e Cemitérios.
Os canais do Petit PhUÁ são: facebook.com/petitphua/ , instagram.com/petitphua_bloco/ e youtube.com/@PetitPhuaBloco .