- Publicidade -
Cotidiano'Brito, o cabrito': filhote de cabra órfão vira 'xodó' de morador de Matão

‘Brito, o cabrito’: filhote de cabra órfão vira ‘xodó’ de morador de Matão

Há dois meses a vida do produtor rural de Matão, Luiz Carlos da Silva, mudou; ele recebeu ‘um presente’ com quatro patas e uma pelagem de lã negra

- Publicidade -

Há dois meses a vida do produtor rural de Matão, Luiz Carlos da Silva, de 37 anos, mudou. Ele recebeu ‘um presente’ com quatro patas e uma pelagem de lã negra.

Junto a lembrança que recebeu do vizinho, veio também a missão de amamentar um cabrito que acabara de perder a mãe.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Morador de Araraquara chama atenção da vizinhança com seus patos

Agosto fica quase 5°C mais quente em Araraquara; não chove há 68 dias

“O rapaz do sítio vizinho perguntou se eu queria um filhote de cabrito. A mãe dele morreu no parto e precisava dar leite para ele. Como aqui no sítio tiramos leite da vaca todos os dias, aceitei cuidar do bichinho”, disse.

Silva decidiu dar nome para o filhote de ‘Brito’ e, depois disso, não teve jeito, se apegou ao animal.

- Publicidade -

Brito virou o pet da propriedade, onde mora com a namorada. “Comecei a tratar ele na mamadeira e ele é um bichinho carinhoso, amoroso”, afirmou.

O carisma de Brito é tão grande, que não só conseguiu um espaço no coração do produtor, como também passe livre para entrar em casa e até dar passeios de carro.

“Aonde a gente vai, ele vai atrás. Se eu entro no carro, ele quer entrar primeiro que eu”, contou Silva.

ROTINA DE MIMOS


Silva já tinha experiências com criação de animais de fazenda, no entanto, com o Brito é diferente.

Cabrito anda de carro com Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

“Sempre morei em sítio, mexia com cabrito carneiro, mas criar assim (igual pet) é a primeira vez.”

A rotina é de muitos mimos e regalias. Durante o dia ele fica solto, tem passe livre para entrar dentro de casa. Depois ele vai direto para o banho de sol, tomar a mamadeira preparada pelo produtor. Quando escurece, é hora de dormir. “Nós colocamos ele em um curralzinho que fizemos só para ele.”
Além do cabritinho, o produtor tem outros gatos e um cachorro chamado Trovão, que viraram parceiros de farra de Brito. “Eles se dão super bem, é uma festa, uma alegria aqui no sítio. É raro, difícil acha um cabrito desse jeito, carinhoso e amoroso com a gente.”


LEVADO
Apesar de fofinho, Brito vive aprontando com os tutores. “Ele não pode ver uma muda de rosa que a gente planta aqui perto de casa que ele quer comer tudo os botão, as folhagens. A gente toca ele, sai correndo pulando, daqui a pouco ele volta de novo. Ao mesmo tempo ele fica quietinho vem pedir carinho para a gente.”


O animal é tão arteiro que até prejuízo já deu para o produtor. “Esses dias mesmo, ele estava dentro de casa, de boa , tranquilo, daqui a pouco fui procurar ele e ele tinha comido meu controle. Estragou tudo os fios do controle de videogame.”

Cabrito órfão vira ‘xodó’ de morador de Matão (Foto: Arquivo Pessoal)


Embora bagunceiro, às vezes, Brito sempre obedece o ‘pai’ quando leva bronca. “Vou falar para você, ele é muito bonzinho, carinhoso, você fala, ele obedece, sai quietinho e deita no cantinho dele na área.”


- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -