Em apenas cinco dias um buraco que até então passava despercebido aumentou de tamanho e está preocupando os moradores do Parque Gramado, na zona leste de Araraquara. O problema se agravou após um caminhão de lixo passar pelo local e ficar preso, no início desta semana.
O buraco fica no meio da Rua Rio Grande, entre as Avenidas Guanabara e Espírito Santo, e não está sinalizado. Para alertar os motoristas, os próprios moradores colocaram pedaços de madeira, galhos de árvore e até uma camisa rosa.
A costureira Eliana Roque, de 59 anos, mora neste trecho. Ela lembra que, até o último sábado (5), o buraco era bem pequeno. “No começo, a gente não estava preocupada, mas acredito que por baixo do asfalto já havia a erosão que apareceu quando o caminhão de lixo passou”, diz.
A moradora conta que a maior preocupação é com os motociclistas que passam pelo local, principalmente à noite, já que não há qualquer sinalização. “O mínimo era alguém ter colocado um cavalete, está muito perigoso”, afirma.
O motorista Vanderlei Rodrigues, 47, que mora na Rua Rio Grande há 20 anos, aponta ainda outro problema: o mato alto de um terreno que fica ao lado do buraco.
Segundo ele, os pedestres não conseguem caminhar pela calçada, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes. “O motorista vai desviar da pessoa caminhando e pode cair neste buraco”, avalia. “Estão esperando acontecer algo mais grave”, completa.
A operadora de caixa, Cristiane Fávero Furtado, passa pelo local diariamente a caminho do trabalho. Ela conta que o problema começou a aparecer após as chuvas mais recentes.
Segundo ela, a rua é bastante movimentada. “É perigoso acontecer um acidente bem grave porque passa moto, carro, crianças de bicicleta”, diz.
“Precisava fazer um asfalto mais firme e não uma coisa que depois com chuva fique deste jeito”, opina.
Problema resolvido
Após cinco dias, o buraco foi fechado nesta tarde, pelo setor de obras e serviços da Prefeitura de Araraquara.
A reportagem esteve no local nesta manhã e procurou a assessoria de imprensa, mas, até o momento, não se manifestou. Entretanto, o serviço foi realizado logo após o contato com o setor.
ZAP ON
Está com problemas em seu bairro ou conhece alguma história legal? Envie denúncias e sugestões pelo WhatsApp do acidade on – 16 99151-3088